De certeza que já ouviu falar na variante Go das aplicações da Google. Normalmente são conhecidas por serem mais leves e como tal ocuparem menos recursos no smartphone. Existe uma versão Go do Fotos, Search, Maps e mais. No caso desta última, o Google Maps Go garante todas as funcionalidades do Google Maps, mas conserva recursos como memória e armazenamento. Considerando que existem estas duas opções, o Google Maps e o Google Maps Go qual será a melhor para si?

Google Maps Go

O Google Maps Go tem um conjunto mais limitado de funcionalidades que não fazem falta a muitos utilizadores. Para além disso ocupa menos espaço e requer menos desempenho do smartphone. Na realidade só ocupa 208KB mas necessita do Chrome instalado para funcionar.

As vantagens não são difíceis de adivinhar. Dito isto, temos maior desempenho que o Google Maps, uma interface mais simples, ocupa menos espaço e sobretudo funciona muito bem em smartphones mais antigos.

No entanto, também há coisas que estão em falta. Não tem visualização 3D, nem pode mudar o ângulo do mapa. Também não permite que adicione localizações. Não está disponível a opção de usar os mapas offline. É necessário ter o Google Chrome instalado.

Dito isto, deve usar o Google Maps Go se já tem o Chrome no seu dispositivo e dispensa algumas funcionalidades como a navegação por voz e se a versão normal funciona de forma algo lenta.

Google Maps

Já o Google Maps é a app que tão bem conhecemos, com todas as funcionalidades e peso. Utiliza pelo menos 128MB numa primeira instalação, embora este espaço passe rapidamente para os 400 MB.

Ao nível das vantagens temos tudo aquilo a que temos direito. Assim, está disponível a navegação por voz, recomendações baseadas na localização e os mapas offline que tanto jeito dão para quem não quer ficar sem dados.

No campo das desvantagens esta aplicação funciona de forma mais lenta em alguns dispositivos. Para além disso, ocupa consideravelmente mais espaço no seu smartphone. Está carregada de funcionalidades o que também a torna complexa para alguns utilizadores.

Qual deve usar?

A resposta até é simples. Se tem um smartphone de última geração e com mais de 2GB de memória, sem dúvida o Google Maps. No entanto se tem um smartphone antigo, ou simplesmente não necessita de todas as funcionalidades que o Maps oferece, então aposta na variante Go.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.