Será que 32GB de RAM é demasiado para o seu Computador? – A resposta mais comum neste tipo de casos é… Provavelmente sim! É overkill. Mas a verdade é que irá depender do contexto de utilização, ou seja, se você realmente precisa desta quantidade de memória RAM.

Será que faz sentido montar/atualizar um PC com 32GB de RAM?

Portanto, para um utilizador comum que passe o seu dia a navegar na Internet ou a trabalhar com ferramentas tipo Office. Sim, é extremamente ‘overkill’. Aliás, 8GB de RAM é mais do que o suficiente para estes casos. (Talvez até seja demasiada RAM)



Outro caso é o trabalho de desenvolvimento, em que já começamos a ver algumas máquinas com 32GB de RAM. E na verdade, aqui já existe alguma razão para este abuso de memória… Ainda assim, 16GB continuam a ser quase sempre suficientes. A não ser que trabalhe em projetos super importantes/exigentes.

Como último caso, temos os PCs Gaming, em que apesar de 8GB ser ainda bastante normal, os 16 já são o ‘standard’ sendo mais do que o suficiente para todos os jogos exigentes AAA do mercado. Aliás, com 16GB vai poder jogar, deixando o amigo Chrome com 50 separadores abertos sem grande problema. 32GB neste caso é completamente desnecessário.

Contudo, para alguns trabalhos que puxem pela memória, 32GB pode ser útil! Como é o caso de edição de imagem e vídeo. Computação Científica/Matemática, etc… Aliás, no mundo dos servidores, 32GB é como se fossem 4GB no nosso mundo normal! Tal é a quantidade de memória ECC usada.

Dito isto, a RAM é agora super barata, por isso, se realmente quer 32GB no seu PC… Vá em frente e compre. Não vai ter menos performance por causa disso. No entanto, se está a tentar fazer uma build equilibrada, se calhar faz mais sentido gastar o dinheiro dos 16GB extra noutro lado, como num CPU melhor, num monitor como deve de ser, placa gráfica mais potente, mais armazenamento, etc…


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.