Agora que a Xiaomi se prepara para lançar um smartwatch volta a vir à baila uma certa divergência entre este fabricante e a Apple. Eu pessoalmente gosto muito da Xiaomi e daquilo que ela representa. É que na prática temos equipamentos com uma excelente relação qualidade/preço. No entanto, compreendo as queixas quando se fala de copiar a Apple. Em alguns casos há certamente muita inspiração. Parece ser mesmo isto que se passa com o novo Xiaomi Mi Watch.

Xiaomi Mi Watch: clone do Apple Watch ou pura coincidência?

O Xiaomi Mi Watch não é algo muito inovador ou original. Isto porque aposta em algumas das características do Apple Watch. Agora não significa que não seja bonito e tenho a certeza que vamos comprovar isto quando for lançado a 5 de Novembro.

Ao contrário da maioria dos smartwatches que têm sido lançados com o Wear OS, o Mi Watch adota um formato retangular. Ou seja, tal e qual como acontece com o Apple Watch. Claro que isto não significa tudo. É que a Apple não tem patentes para dispositivos quadrados. Ainda assim, existem semelhanças claras ao nível do design.

Para além do formato geométrico existem mais alguns pontos em comum. É exemplo disso a roda digital a que a Apple chama de digital crown.

O mesmo acontece com a posição do microfone e do botão secundário. É verdade que a Xiaomi podia ter feito algumas alterações para afastar a maioria das semelhanças. Ainda assim não o fez e como tal o design é muito semelhante entre os dois equipamentos.

No entanto, existem algumas diferenças que abonam a favor do dispositivo da Apple. Logo à partida o Apple Watch Series 5 é mais fino e nota-se que existem mais alguns cuidados ao nível do design.

Esta semelhança não abona muito a favor da Xiaomi. É que muitos acusam este fabricante de copiar o gigante da maçã e até apontam exemplos práticos. Temos a linha Mi Pad que vai buscar muitos elementos do iPad e também a funcionalidade Mimoji que a Xiaomi até anunciou com o próprio material de publicidade da Apple.

Olhando para tudo isto resta agora saber quando é que a Xiaomi pretende lançar o seu Xiaomi Mi Watch na Europa e que funcionalidades vai ter. Uma coisa é certa. Terá um preço muito mais atrativo que o Apple Watch.

Ao nível das funcionalidades ainda não há nenhuma confirmação oficial. No entanto, desconfio que terá a mesma capacidade de realizar um electrocardiograma como acontece com o Apple Watch.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.