RAM DDR5: A memória RAM (Random Access Memory) é o pão com manteiga de quase todos os aparelhos computacionais do mercado! Afinal, encontramos este tipo de memória nos nossos computadores, smartphones, consolas, tablets e até relógios inteligentes.

Ao fim ao cabo, é um componente base importante e super rápido, que basicamente armazena de forma temporária toda a informação que o nosso aparelho computacional necessita naquele momento. A ideia é, quando a informação for realmente necessária, fica imediatamente disponível! Sendo assim bastante diferente de outros tipos de armazenamento como são as drives SSD ou as clássicas pen drives.



Dito isto, o padrão atual da memória RAM é o velhinho standard DDR4 (Double Data Rate), que mais ano menos ano irá dar lugar ao novo DDR5. Uma nova especificação que promete trazer produtos com desempenho muito superior aos módulos DDR4 existentes, ao mesmo tempo que consome menos energia.

A memória RAM DDR5 é melhor? Mas porquê?

Podíamos aqui dizer que sim, é melhor, porque é mais rápida e consome menos energia. Mas a verdade é que a resposta é bastante mais complexa.

Afinal de contas, com a chegada dos AMD Ryzen de primeira geração, vimos nascer uma nova guerra no mundo dos processadores, com a chegada do grande número de núcleos e threads de processamento a baixo preço. (A AMD oferecia quase o dobro daquilo que a Intel andava a lançar no mercado. Aliás, a AMD ‘matou’ o processador quad-core em 2017)

Algo que ficou ainda mais aparente em 2019, com a chegada dos Ryzen 3000, que trouxeram para cima da mesa 12 núcleos/24 threads no 3900X e 16 núcleos/32 threads. E claro, como resposta, a aposta da Intel no aumento destes mesmos núcleos em toda a gama de produtos.



Em suma, em menos de 3 anos, passámos de processadores Quad-Core (4 núcleos), para processadores com 16 núcleos. O que por sua vez significa que é necessária uma maior largura de banda de memória para dar de ‘comer’ a todo este poder de processamento paralelo.

O aumento de desempenho da memória RAM DDR5

Antes de mais nada, a memória DDR5 deverá chegar o mercado com o dobro da densidade e desempenho dos primeiros módulos DDR4. Assim, os primeiros módulos DDR5-3200 deverão ter um aumento na largura de banda de 1.36x em relação à atual RAM DDR4-3200. No entanto, é possível que o aumento seja ainda maior, dependendo das técnicas de produção. (1,87x para os 4800MT/s)

Dito isto, o limite oficial do standard DDR5 é de 6400MT/s, mas é possível que com o avançar da tecnologia, até este limite seja ultrapassado.

Como estão as gigante da indústria de memória? (SK Hynix, Samsung e Micron)

Entretanto, a SK Hynix tem trabalhado no desenvolvimento de módulos DDR5 com a capacidade de 16GB (2GB por cada chip). Produtos onde a empresa conseguiu reduzir a tensão de 1.2V para 1.1V. O que em conjunção com o processo de produção de 1Ynm, se traduziu numa redução de consumo de energia muito interessante.



Além disto, temos ainda o benefício da memória RAM DDR5 incluir 2 canais independentes de comunicação de 40 bits por módulo, mais eficiência no BUS, novos esquemas de atualização… Bem como outras melhorias que deverão trazer ainda mais performance para o mundo computacional.

Em suma, o que é realmente importante reter, é que a memória RAM DDR5 irá ter um grande foco na largura de banda. Com a possibilidade de aumentar as taxas de dados dos 3200 MT/s para os 6400 MT/s. Onde a ideia é conseguir acompanhar o lançamento de processadores, que deverão apostar em ainda mais núcleos e threads.

Quando é que chegam os primeiros módulos de memória RAM DDR5 ao mercado?

Esta pergunta não é nada fácil de responder. Ao fim ao cabo, o grupo que desenvolver o padrão DDR (JEDEC) lançou as especificações finais em 2018. E em Novembro de 2018, a SK Hynix anunciou que já tinha em sua posse o primeiro módulo RAM DDR5 do mundo, com uma data de lançamento marcada algures em 2020.

No entanto, a mesma empresa já veio a público que talvez até fosse possível lançar esta memória no final de 2019. Aliás, tanto a SK Hynix, como a Micro e Samsung, já estão a produzir memória DDR5 em massa.

Ainda assim, acaba por ser estranho não vermos grandes movimentações no mercado entusiasta de computadores… Afinal, quando foi a última vez que ouvir falar de memória DDR5?

Na minha opinião, algo se passa neste espaço! Muito provavelmente, como o mercado de memória não está super lucrativo neste momento, e existem milhares de chips DDR4 em stock… As fabricantes não achem muito boa ideia puxar para o lançamento de uma nova tecnologia.

Mas claro está, mais tarde ou mais cedo o lançamento vai acontecer. Especialmente quando a AMD continua a apostar no lançamento de processadores com um grande número de núcleos. Aliás, até a Intel está a planear lançar um novo processador com 10 ou 12 núcleos de processamento na sua 10ª geração Core 10000.

Em suma, eu esperaria um início de lançamento na segunda metade de 2020, com uma aposta mais forte em 2021. Provavelmente iremos ver este suporte vindo primeiramente da AMD quando existir uma mudança de plataforma para AM4, com os Ryzen 5000.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte (Datas)

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.