As ameaças aos smartphones Android estão cada vez mais perigosas. Ainda outro dia falei-vos de um malware que volta sempre a atacar, mesmo quando formatamos o nosso smartphone. Pode ler mais sobre isso aqui. Agora há uma app que está na Play Store e que limpa a carteira aos utilizadores. Chamada ai.type, já foi instalada mais de 40 milhões de vezes e compra conteúdos digitais sem permissão do utilizador. Para além de fazer essas compras, também corre anúncios em segundo plano e dá origem a cliques falsos que ajuda os criminosos a ganharem dinheiro. A empresa de segurança Upstream afirma que esta app já causou problemas em 13 países. Destes, o Brasil e o Egipto parecem estar debaixo de fogo devido a esta app que veio da Play Store.

Alerta: app que veio da Play Store acaba com o seu dinheiro!

A plataforma de segurança da Upstream que bloqueou pedidos de compra que vinham da app Snaptube, preveniu também neste caso mais de 14 milhões de transações suspeitas relacionadas com a ai.type. Caso não tivessem sido bloqueadas teriam custado às vítimas mais de 18 milhões de dólares.

A app desenvolvida por uma companhia israelita chamada ai.type LTD passa por um teclado grátis de emojis. Apesar de entretanto já ter sido removido da Play Store, continua em milhões de utilizadores Android.

A Upstream recomenda que quem instalou esta app no smartphone, deve verificar se notou algum comportamento estranho. Também será boa ideia verificar o cartão de crédita em busca de cobranças estranhas. Para além disso, esteja também atento a um aumento no consumo de dados.

O modo de funcionamento desta app até é simples conforme explica a empresa de segurança que detetou a ameaça. Basicamente tem a capacidade de dar cliques falsos em apps através de uma série de redirecionamentos e consegue, do mesmo modo, ativar subscrições em determinados serviços e conteúdos. Já imaginou o que é descobrir de repente que subscreveu dezenas de serviços?

Uma coisa vos digo. Atualmente não pode mesmo facilitar. Entretanto, para além de estar atento às apps que descarrega através da Play Store, tem de estar muito mais atento ao que fizer download fora dela. É que nessas apps é quase certinho que estará um brinde.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.