Já sabemos há algum tempo que a Intel está a preparar uma sexta gama de processadores baseada no ‘velhinho’ processo de 14nm, denominada de Comet Lake, que deverá chegar às prateleiras no início de 2020.

Aliás, já muito foi dito acerca destes novos produtos, de como os 10nm ficaram de lado devido à ineficiência do processo, de como o número de núcleos irá subir, e até que o Hyper-Threading irá chegar a toda a agama… Mas agora, já conhecemos todos os processadores da gama, bem como vários detalhes da nova plataforma.



Toda a família de processadores Intel Core 10000 acabou de chegar à Internet! Dêem as boas vindas ao Core i9-10900 com 10 núcleos e 20 threads, bem como às novas motherboards socket LGA 1200

Portanto, vamos começar logo pelo nome! Os processadores Intel que irão ter a missão de rivalizar com os muito populares AMD Ryzen 3000 têm o nome de Comet Lake, chegando ao mercado como sucessores dos atuais Intel Core 9000.

Ou seja, se por acaso estava à espera de ver processadores Intel ‘Ice Lake’ baseados no processo de 10nm… Pode tirar o cavalinho da chuva, visto que o processo ainda não está pronto para o mercado entusiasta desktop.

Em baixo pode ver algumas das características chave da 10ª geração de processadores Intel Core:

  • Máximo 10 núcleos de processamento físico
  • Até 30 lanes PCH-H
  • Até 40 lanes PCIe 3.0 (16 CPU, 24 PCH)
  • Funcionalidades 4K Premium
  • Intel Wireless-AC (Wi-Fi/BT CNVi)
  • Wi-Fi 6
  • Suporte melhorado a overclock
  • USB 3.2 Gen 2×1
  • Intel Rapid Storage Technology
  • Quad-Core Audio DSP
  • C10 & S0ix

O lançamento vai começar com 9 processadores Intel Core 10000, segmentados pelas gamas Celeron, Pentium, Core i3, Core i5, Core i7, Core i9 e Xeon W. Onde pelos vistos vamos ver um aumento de performance de 18% em workloads multi-thread, bem como 8% de aumento em workloads gerais, em relação aos atuais processadores Coffee Lake.

Novos processadores Intel? Então… Novas motherboards! Se quer retro-compatibilidade tem de optar pela AMD

Como já tínhamos noticiado há algumas semanas, os novos processadores Comet Lake vão precisar de novas motherboards, devido à troca de sockets que irá existir. (LGA 1151 -> LGA 1200)

Ou seja, apesar do novo socket ter as mesmas exatas dimensões, os processadores Comet Lake não são mecanicamente nem eletricamente compatíveis com as motherboards de 2018 e 2019. No entanto, os coolers atualmente compatíveis com a plataforma Intel, irão continuar a sê-lo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.