AMD já está a preparar novas placas gráficas de 7nm+ (Navi 21, 22 e 23) – Como deve saber, a AMD já voltou em força ao mercado de processadores com os super populares Ryzen 3000 de 7nm.

No entanto, as coisas ainda continuam um bocado paradas no campo das placas gráficas… Claro que é verdade que a AMD Radeon fez um bom esforço com as novas Navi RX 5700 e 5700 XT, mas também é óbvio que são precisos mais mísseis para afundar o porta aviões da NVIDIA.

Dito isto, infelizmente, não vamos ter nenhuma nova placa gráfica topo de gama da AMD em 2019.

O que não é terrível, visto que já estamos a entrar na época Natalícia de 2019, o que claro está, significa o fim do ano e entrada em 2020. Dito isto, com a entrada no novo ano, estamos também a ver os primeiros ‘ls’ acerca das próximas placas gráficas Navi, que deverão trazer várias melhorias, bem como o primeiro modelo topo de gama digno desse nome.

Cuidado NVIDIA! A AMD está a preparar um grande ataque a todas as gamas de placas gráficas

Portanto, com a aproximação do ano de 2020, chega à Internet o primeiro ‘l’ com informações da segunda geração de placas gráficas AMD Navi, com os modelos Navi 21, 22 e 23 a aparecer. O que acaba por ser estranho… Ao fim ao cabo, apenas tínhamos ouvido falar de um suposto GPU Navi 20. Será que este foi dividido em 3 gamas diferentes? Ou então apenas vai chegar mais tarde para rebentar completamente com as rivais?

Será que temos aqui alguma RTX 2080 Ti ou RTX Titan ‘Killer’?

Então, a segunda geração de placas Navi irá utilizar a renovada macro-arquitetura RDNA 2, sendo produzida com o processo de 7nm+ da TSMC! E como deve imaginar, é aqui que a tecnologia de produção irá começar a fazer alguns estranhos à NVIDIA, que ainda não fez a passagem para os 7nm. (Deverá acontecer com as placas gráficas Ampere produzidas pela Samsung, que ainda não sabemos quando irão ser lançadas)



Os ‘ls’ acerca da novas placas gráficas NVIDIA ‘Ampere’ também já começaram! Será que vamos ter uma guerra como deve de ser no mercado de placas gráficas em 2020? Afinal de contas, a Intel também vai entrar no mercado!

Como não é grande novidade, o mercado de placas gráficas está a ser dominado pela NVIDIA. Por isso, seria extremamente positivo ver nova concorrência, para termos cada vez mais performance, a preços que não nos façam vender os nossos orgãos no mercado negro.

Afinal, ter um mercado com Intel, NVIDIA e AMD na máxima força, seria brutal para todos!



Os ‘devs’ poderão começar a puxar ainda mais pelos gráficos, e nós consumidores que vamos ter muita escolha, e provavelmente preços aliciantes. Mas voltando ao ‘l’ da AMD Radeon…

As novas drivers Linux trazem menções aos GPUs AMD Navi 21, 22 e 23. Um software que é open-source, e normalmente, uma excelente fonte de ‘ls’ de novas tecnologias. Algo que como disse em cima parece estranho, porque as placas gráficas agora no mercado são baseadas no GPU Navi 10, e até agora apenas tínhamos ouvido falar de um suposto GPU Navi 20.

Mas caso não saiba, a AMD tem seguido uma estratégia de nomes em que quanto mais baixo for o segundo número, mais poderoso irá ser o chip. Portanto, o GPU Navi 21 deverá ser aquele que irá dar origem às placas gráficas mais apetrechadas… Provavelmente aquelas que irão dar suores frios à NVIDIA.

No entanto, também é possível que estas ‘novas’ Navi cheguem ao mercado para atacar as gamas baixas e médias. Antes da chegada do supra-sumo GPU Navi 20, que poderá mesmo ser um RTX Killer!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.