(Especial) Conheça todos os tipos de câmeras utilizadas nos smartphones de hoje em dia – Ainda me lembro do tempo em que apenas uma câmera no nosso smartphone, era o suficiente para o uso diário! Contudo esse tempo já passou há muito tempo… E atualmente o normal é ter 3, 4 ou até 5 câmeras num smartphone topo de gama.

No entanto, verdade seja dita, a adição de mais sensores tem realmente os seus benefícios! E cada vez mais aprecio os diferentes tipos de câmeras e as capacidades fotográficas que oferecem.

Dito isto, sabe todos os tipos de câmeras que existem no mercado? Além disso, sabe para que servem?

Possivelmente não. Sendo assim, está no sítio ideal para tirar todas as suas duvidas! Afinal de contas, vou explicar todos os tipos de câmeras e quais as diferenças principais entre cada uma delas.



Câmera ToF

Denominada de Time of flight, esta câmera tornou-se muito popular nos equipamentos de 2019. No entanto, saiba que equipamentos mais antigos como o Lenovo Phab 2 Pro e o Asus Zenfone AR já trouxeram este sensor para o mercado há algum tempo.

Dito isto, para que serve este sensor? O que faz?

Ora bem, o uso principal deste sensor não são as fotografias propriamente ditas, mas sim duas principais funcionalidades: a utilização de um melhor e mais seguro reconhecimento facial em 3D, bem como a Realidade Virtual ou Realidade Aumentada em tempo real.

Isto acontece porque este módulo tem um laser infravermelho embutido, que por sua vez emite pulsos de luz que são reflectidos no ambiente e retornam ao sensor, sendo assim possível medir a distância entre os objectos e a lente.



Câmera Telefoto

As câmeras telefoto são muitos mais comuns em relação ao sensor ToF! Afinal de contas, já chegou ao mercado com o iPhone 7 Plus, Samsung Note 8 e Huawei P20 Pro. E até já podem ser encontradas em vários smartphones de gama média/baixa.

Dito isto, a sua capacidade é o Zoom! Mas não é um zoom digital qualquer… Estamos a falar do muito desejado Zoom óptico. Ou seja pode tirar fotos com 2x ou 3x zoom sem perder a qualidade fotográfica.


(Experiência) Tem um Huawei Mate 20 Pro?

Então experimente utilizar o sensor de zoom óptico e tapar o mesmo, verá que o equipamento quase instantaneamente muda para o sensor principal com o mesmo zoom mas digital. Isto porque ambas as câmeras trabalham em conjunto e ao mesmo tempo para tirar a foto. (Zoom híbrido)


Mas calma! As suas capacidades não acabam por aqui!

Com este sensor poderá também tirar fotografias em modo Retrato ou Bokeh, algo muito utilizado pelos smartphones da gigante Samsung. No entanto, o modo Retrato também é possível com apenas uma câmera como já nos demonstrou a Google com o seu Pixel…



Câmera grande angular (ultra-wide)

Esta câmera é claramente o contrário da telefoto, ou seja em vez de zoom óptico aqui irá ter um campo de visão maior. Simplificando, a fotografia tirada à mesma distancia irá abranger um campo de visão muito maior.

Mas é preciso dizer que as primeiras câmeras deste género ofereciam demasiada distorção à imagem final. Algo que foi resolvido com o avançar da tecnologia.

O “campeão” atualmente neste campo é o Samsung Galaxy S10 que oferece o maior campo de visão de 123 graus.



Câmera com sensor monocromático

Ora bem, caso não saiba, uma das primeiras marcas a utilizar este sensor foi o Huawei! Com o seu P9 Plus, que impressionou meio mundo com umas capacidades fotográficos muito interessantes.

Afinal de contas este sensor tira a mesma foto com a mesma qualidade que a câmera principal, mas com um pormenor curioso! Este sensor não inclui o filtro RGB, desta forma o sensor recebe mais luz mas não existe qualquer informação de cor nas fotografias. A sua funcionalidade principal é capturar fotografias a preto e branco, para posteriormente meter mais detalhes nas fotos. Graças à capacidade de capturar estas imagens com mais luz.

Curiosamente, esta combinação também consegue ser utilizada para a fotografia Retrato. Aliás, se é possível com apenas um sensor, qual a dificuldade de dois para o mesmo trabalho…



Câmera com sensor de profundidade

Não confunda este sensor com o sensor ToF! Afinal de contas, o sensor de profundidade é muito mais “básico” que o ToF. Sendo utilizado basicamente para apenas o modo Retrato.

Em suma, este sensor faz uma leitura tridimensional do local para determinar o que está mais perto da lente. Com o segundo sensor (principal) a confirmar a informação recebida para criar fotografias com o fundo desfocado.

No entanto, este sensor de profundidade mesmo em conjunto com a câmera principal não consegue captar os objetos tridimensionais com precisão. Exemplo perfeito disto mesmo é ver nas foto o cabelo, óculos e orelhas com zonas desfocadas.



Câmera com sensor térmico

Ora bem aqui não é difícil de perceber… Este sensor é utilizado para poder ver o frio/calor no seu ecrã. No entanto até o momento os sensores encontrados nos smartphones ainda encontram-se numa fase inicial e tendem a ter pouca qualidade.

No entanto o efeito está lá e para quem necessita desta funcionalidade ter este sensor é uma excelente adição ao produto final.


Chegou a versão final do Android 10 para o OnePlus 6 e OnePlus 6T!


Curiosamente os módulos de fotografias duplos foram criados em 2011, com o HTC EVO 3D!

Nessa época, os dois sensores do equipamento faziam exactamente o que o nome indica, a criação de imagens 3D.

Entretanto, as coisas acabaram por evoluir! E actualmente cada fabricante escolhe os tipos de câmeras que mais lhes agrada. Com a utilização de 4 sensores traseiros a ser algo comum nos dias de hoje.


Ademais, qual a sua opinião? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.