Circulam no WhatsApp duas falsas promoções envolvendo a Melissa, marca de calçados femininos, e a Tramontina, fabricante de utensílios de cozinha. O primeiro texto promete 1,5 mil pares de sapatos grátis e já conta com mais de 60 mil acessos e compartilhamentos. A segunda corrente diz oferecer 3 mil jogos de panelas de graça, e já teve mais de 11 mil interações. O levantamento foi feito por Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe.

O TechTudo perguntou para a empresa de segurança qual seria a finalidade dos cibercriminosos, mas não teve retorno até a publicação desta matéria. No entanto, com base em outros golpes, é possível concluir que o objetivo seria ganhar dinheiro com anúncios fraudulentos. Além disso, por trás dos links, hackers podem tentar roubar dados dos usuários.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ambas as mensagens podem ser consideradas tentativas de golpes de phishing, operando de modo semelhante a uma suposta promoção da Adidas, que ganhou força no início desta semana. No mês da Black Friday, pode ser comum o compartilhamento de ofertas falsas pelo WhatsApp.

O Google Trends, site que monitora as buscas feitas no Google, detectou um aumento repentino na procura do termo "melissa 40 anos" ao longo da última semana, em referência ao aniversário da marca, suposto motivo da promoção. Outras pesquisas populares incluem "melissa grátis" e "promoção tramontina". As falsas ofertas também geraram repercussão no Twitter — alguns usuários relataram terem recebido os boatos enviados por múltiplas fontes.

Como se proteger?

Golpes de phishing como estes podem se tornar comuns durante o período que antecede a Black Friday 2019. É importante tomar algumas medidas de segurança para não correr riscos desnecessários. Em primeiro lugar, desconfie de promoções que pareçam "boas demais para serem verdade", mesmo que a mensagem tenha sido enviada por um conhecido confiável. Evite clicar em links suspeitos, e sempre procure as informações sobre ofertas no site oficial da marca mencionada.

Sites seguros geralmente contém, no início de sua URL, o código HTTPS, em vez do HTTP. A letra &

... amp;quot;S" simboliza uma camada de segurança importante quando o usuário precisa inserir dados pessoais na página. Mesmo assim, ao navegar na web, é sempre importante manter um software antivírus instalado em seu dispositivo, e tomar cuidado ao utilizar redes Wi-Fi públicas.

Como remover vírus do navegador do Android? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.