Não é difícil encontrar famosos que já foram traídos por erros no uso do Photoshop em suas fotos. A busca pela perfeição frequentemente leva as celebridades a exagerar na manipulação de imagens, o que gera resultados artificiais, nos melhores casos, e bizarros, nos piores episódios. Modificar partes do corpo e distorcer o fundo da foto, recortar objetos de forma grosseira e exagerar no Facetune são alguns dos erros mais comuns entre os famosos. Na lista a seguir, confira cinco deslizes que as celebridades cometem ao editar fotos no Photoshop e saiba como evitá-los.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Modificar partes do corpo e distorcer o fundo da foto

Não é raro ver famosos que tentaram mudar o formato do corpo no Photoshop e acabaram sendo dedurados por distorções no fundo da foto. A cantora norte-americana Mariah Carey, por exemplo, já protagonizou uma série de polêmicas por usar a ferramenta de edição para parecer mais magra e esconder sua verdadeira forma física. Nesse caso, a dica para evitar flagras é usar o filtro Liquify do Photoshop com calma. Em vez de ficar segurando o botão do mouse, experimente clicar várias vezes sobre a foto. Com isso, o efeito será menos artificial, e a imagem não ficará borrada.

2. Replicar objetos de forma artificial

A busca dos famosos por fotos perfeitas pode beirar o exagero. A influenciadora Martina Saravia foi alvo de críticas após seus seguidores repararem que muitas nuvens nas fotografias da web celebridade eram praticamente idênticas. Coincidência? Óbvio que não. Saravia admitiu manipular o aspecto do céu para deixar as imagens "mais artísticas". Evitar esse tipo de erro é simples: basta usar a ferramenta de carimbo com moderação e não abusar da replicação de objetos.

3. Não selecionar o objeto direito com varinha antes de inseri-lo em outra foto

A ferramenta varinha é muito utilizada para recortar objetos e transportá-los para outros planos de fundo. No entanto, um uso desleixado da ferramenta, que detecta automaticamente os contornos do item em questão, pode denunciar a manipulação da imagem.

No último mês, a socialite Kim Kardashian postou uma foto em que Chicago, uma de suas filhas, foi inserida digitalmente ao lado das demais crianças. A influenciadora brincou com o assunto e admitiu a edição, já que a imagem só foi manipulada porque a menina ficou com medo de posar ao lado do dinossauro gigante. Ainda assim, o recorte grosseiro chamou a atenção dos usuários.

Para recortar um objeto no Photoshop, o ideal é usar a caneta ou a ferramenta de seleção rápida e, em seguida, refinar as arestas da seleção. Isso ajudará a suavizar recortes grosseiros. É importante também exportar a seleção refinada para uma máscara de camada, o que permite eliminar ou exibir algumas áreas do objeto e fazer ajustes ainda mais finos.

4. Cuidado na hora de usar filtros

Filtros são ótimos recursos para deixar a foto mais bonita e harmônica em relação à paleta de cores das demais publicações no Instagram. Mas nem sempre esse é o resultado obtido. Em setembro, a influenciadora Gabi Brandt ganhou destaque nas redes sociais após responder a dúvidas de uma seguidora sobre como ela editava suas fotos. Muita gente decidiu pôr em prática as dicas da instagrammer e obteve resultados um tanto quanto inusitados.

Após a polêmica, Gabi explicou que só deu uma editada rápida e mostrou o passo a passo para chegar no resultado correto. Ainda assim, o episódio mostra que é preciso ter moderação na hora de adicionar filtros às fotos. Para obter efeitos mais naturais, evite aplicar ajustes extremos como aumentar toda a saturação ou diminuir todo o contraste.

...

5. Exagerar no Facetune e deixar o rosto artificial

Não é difícil ver celebridades que, ao tentar melhorar imperfeições, acabam exagerando na manipulação e deixando o rosto com um aspecto artificial. Em 2016, o cantor Nego do Borel chamou a atenção dos seguidores ao publicar uma foto bem sorridente ao lado do jogador Neymar Jr. Os fãs do artista ficaram chocados com a cor dos dentes da dupla e fizeram piada sobre o assunto. Para evitar esse tipo de mico, não há segredos: basta usar o bom e velho bom senso na hora da edição.

Via Extra e Ego

Qual o editor de imagem você costuma usar? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.