Um bug no aplicativo do Facebook para iOS sugere que a rede social pode estar espionando usuários pela câmera do iPhone. Um vídeo que circulou nas redes no último domingo (10) mostra que a câmera do celular é ativada secretamente em segundo plano enquanto a pessoa usa o app e navega pelo feed. O comportamento foi reproduzido em testes conduzidos pela nossa redação em um iPhone 7, assim como por diversos veículos especializados. O problema está em evidência no sistema da Apple somente a partir do iOS 13.2.2, liberado na última quinta-feira (7).

Em resposta ao TechTudo, a empresa confirmou o erro. "Descobrimos recentemente que a versão 244 do aplicativo do Facebook para iOS foi lançada incorretamente em modo paisagem. Ao corrigir esse problema (...), acabamos introduzindo um bug que fazia com que o aplicativo navegasse parcialmente para a tela da câmera adjacente ao Feed de Notícias quando os usuários tocavam em fotos".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ainda não se sabe se a câmera abre por conta de uma falha no iOS ou se o aplicativo da rede social sempre acessou as imagens capturadas pelo celular e só agora foi descoberto. Testes conduzidos pelo portal The Next Web indicam que pode se tratar da segunda opção: segundo o site, o Facebook estaria ativamente solicitando permissão ao sistema operacional para utilizar a câmera do smartphone em segundo plano.

No vídeo que surgiu nas redes sociais, o usuário Joshua Maddux mostra que é necessário executar algumas ações específicas para reproduzir o bug. Primeiro, ele rola o feed e acessa uma página na rede social. Depois, abre a foto de perfil da fanpage e desliza a imagem ligeiramente para baixo. A partir daí, o plano de fundo do aplicativo, que deveria mostrar apenas o feed, exibe a imagem ao vivo da câmera do iPhone no lado esquerdo da tela.

O que diz o Facebook

"Descobrimos recentemente que a versão 244 do aplicativo do Facebook para iOS foi lançada incorretamente em modo paisagem. Ao corrigir esse problema na versão 246, disponibilizada na última semana (8 de novembro), acabamos introduzindo um bug que fazia com que o aplicativo navegasse parcialmente para a tela da câmera adjacente ao Feed de Notícias quando os usuários tocavam em fotos. Não vimos nenhuma evidência de upload de fotos ou vídeos devido a esse bug. Estamos enviando a correção para a Apple hoje".

Como se proteger

Usuários podem se proteger acessando as configurações de privacidade na seção "Ajustes" e

... revogando a permissão de câmera ao Facebook. O bug não pode ser reproduzido em versões mais antigas do sistema da Apple, como o iOS 12 ou o iOS 13.1.3. O TechTudo também não conseguiu verificar o problema em um Galaxy S8 rodando Android 9 (Pie), e não há indícios de que ele ocorra no Android 10 ou em outras versões do sistema operacional do Google.

Via The Next Web



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.