Os carregadores wireless estão em alta no mercado de acessórios para smartphone. Tudo porque esta forma de carregar o seu equipamento tem muitas vantagens! Mas como é óbvio, muitos se esquecem das suas desvantagens… O que por sua vez levanta a questão.

Será que vale a pena investir num carregador deste género atualmente? 

Ora bem, neste artigo irei tentar ajudá-lo a decidir se necessita ou não deste tipo de carregador na sua vida. Assim, aproveitando que até tenho 2 carregadores distintos deste género, dou também a minha experiência pessoal.

Portanto, os carregadores wireless estão cada vez melhores e mais potentes! Afinal de contas, hoje em dia consegue adquirir um carregador wireless com uma potência de até 20W. Um carregamento bem superior aos carregadores “antigos” de 5W, o que também serve de garantia de que a tecnologia veio para ficar e tem sido bem explorada.



Mas isto é algo que realmente melhora a experiência de utilização de um smartphone?

Em alguns aspetos sim. Especialmente se trabalhar num escritório. É que nestes casos, este tipo de carregador é realmente um mimo. Afinal de contas, ao chegar ao seu local de trabalho pode apenas pousar o seu smartphone na base e deixar que “magia” aconteça.

Mas cuidado com o tipo de base que o carregador traz!

No meu caso, conto com um carregador da Samsung na secretária do computador que mantém o smartphone quase na vertical. Esta base torna a visualização de notificações e até vídeos muito mais fácil e apetecível! No entanto, esta base também tem os seus pontos fracos… Visto que ao mínimo toque o telemóvel escorrega e até já chegou a cair ao chão.

Felizmente não partiu, mas colocar ao lado da cama na mesa de cabeceira, enquanto dorme… É algo que não recomendo de todo!

Por isso é que no meu caso pessoal, durante a noite, utilizo a base da Xiaomi de 10W que mantém o smartphone na horizontal. Esta base tem um revestimento que mantém o smartphone fixo no lugar e como já mostrei em teste conseguiu realmente me surpreender no carregamento, por um preço super baixo.

Vai dar mais longevidade à sua bateria!

A sério, como o carregamento é feito de forma mais lenta do que pelo clássico cabo, a sua bateria não aquece tanto nem tem um desgaste tão rápido.

Mas como tudo na vida, estes carregadores também têm as suas desvantagens. Ora vamos por partes:

1. Consumo de energia

O consumo de eletricidade é maior devido à menor eficiência na transferência de energia. De certa forma podemos dizer que alguma eletricidade “fica perdida pelo caminho”.

Além disto, o carregador também manda alguns pulsos elétricos de x em x tempo, para perceber se existe algum equipamento na base! É um gasto residual, mas que existe e tem de ser tido em conta.

2. Tempo de carregamento

O tempo de carregamento do seu smartphone vai aumentar, ou seja, se estiver com pressa … É sempre recomendável o carregamento por fio! Especialmente se tiver um smartphone com suporte a carregamento rápido.

3. Pausas no carregamento

As pausas acontecem a toda a hora! Basta querer responder a uma mensagem, atender um telefonema ou até mexer no telemóvel. Terá que o retirar da base e claro, o mesmo irá parar de carregar.



Conclusão

Apesar de tudo, ainda uso frequentemente ambos os carregadores wireless que tenho em casa! Especialmente o que se encontra na secretária do computador. Afinal de contas, ter uma base que ajuda a ver notificações e carrega ao mesmo tempo é um mimo. Para além, de que o cabo escondido dá um ar mais clean ao setup.

Em suma, recomendo imenso um carregador wireless como uma boa adição para a sua secretaria em casa ou no trabalho. Mas nunca descurando o uso so tradicional carregador com fios.

Afinal de contas, o smartphone não é o único equipamento com suporte a carregamento sem fios. Já existem imensos equipamentos com esta funcionalidade como colunas, candeeiros, earphones e muito mais. A oferta está cada vez mais interessante neste mercado.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.