As lan houses foram uma das principais febres entre quem curtia jogos eletrônicos na primeira década dos anos 2000. A dificuldade de se ter um computador em casa, por causa dos preços das máquinas, tornava esses ambientes obrigatórios para quem queria curtir games online como Counter: Strike ou Tibia. E como a nostalgia está em alta nos dias de hoje, muitos dos títulos que fizeram sucesso naquela época ganharam versões para baixar em celulares Android e iOS (iPhone). São os casos de jogos como MU Online, Ragnarok Online e Gunbound. Veja, a seguir, cinco jogos que foram sucesso nas lan houses e têm versões mobile.

MU Origin

MU Online foi um dos games mais populares nas lan houses no Brasil. O MMORPG foi lançado em 2003 pela Webzen e impressionava pela história, gráficos e jogabilidade viciante. O jogo tinha combates frenéticos em um cenário isométrico. Para aproveitar a base de fãs que o jogo tem até hoje, a mesma Webzen lançou, em 2016, o jogo MU Origin para celulares Android e iOS.

Como no original, a versão mobile permite a escolha de classes diferentes de personagens, como cavaleiro, mago negro ou elfo. Além disso, game mobile também tem elementos como níveis infinitos, calabouços com chefões e batalhas de PvP (jogador contra jogador), que existiam em MU Online. MU Origin foi bem aceito pela comunidade e a desenvolvedora lançou MU Origin 2 em 2019.

Ragnarok M: Eternal Love

Outra sensação nos anos 2000 foi o jogo Ragnarok Online. Lançado em 2002, o jogo chegou no Brasil apenas em 2004, distribuído pela Level Up Games. O game, que tem servidores ativos e é jogado até hoje, consiste em um MMORPG com personagens 2D em cenários em 3D. Em 2018 a Gravity Interactive, desenvolvedora do jogo original, lançou Ragnarok M: Eternal Love para celulares Android e iOS.

A versão mobile é bastante parecida com a anterior. Os ataques, durante as lutas, são feitos com toques na tela, o sistema de classes é quase idêntico e também existe a possibilidade de personalizar os guerreiros com diferentes roupas e acessórios.

GunboundM

Gunbound foi um game online de estratégia e plataforma lançado em 2004 no Brasil. Na época das lan houses, o título desenvolvido pela Softnyx era jogado à exaustão, principalmente por adolescentes. Com mecânicas inspiradas no jogo Worms (1995), Gunbound consistia em calcular a distância e a força de tiros para eliminar o adversário que estava do outro lado do cenário. Essa premissa foi utilizada em GunboundM, game disponibilizado em 2017 para iOS e Android.

O jogo mobile tem gráficos melhores e maior possibilidade de personalização de personagens do que a versão para computador. A mecânica, apesar de bastante parecida entre as duas edições, foi simplificada para o celular. O layout da tela do jogo também foi modificado e o game mobile tem menos informações na tela para confundir o jogador.

Perfect World Mobile

Perfect World é um MMORPG lançado pela primeira vez para computador em 2005. A produção foi disponibilizada no Brasil somente em 2008, o que acabou o deixando de fora do auge da febre das lan houses. Apesar disso, o título foi bastante jogado, principalmente por causa do apelo de ser totalmente 3D. Apelando para a lembrança afetiva de milhares de jogadores, foi lançado em 2019 para celulares Android e iOS o game Perfect World Mobile.

A versão para celular é bem mais dinâmica que a do computador, sendo que as batalhas são mais bonitas. Apesar disso, todo o resto é bastante parecido entre os dois, tirando alguns detalhes em relação a itens, missões e habilidades.

GrandChase

Grand Chase foi um jogo de luta

... lançado para computadores em 2003 na Coreia do Sul pelo KOG Studios. Em 2006 o game chegou ao Brasil, distribuído pela Level Up Games. Os servidores da produção foram encerrados em 2015, não sem antes de terem sido muito utilizados nas lan houses espalhadas pelo país. Os fãs receberam um presente nostálgico em 2018, quando foi lançado GrandChase, que está disponível para celulares Android e iOS.

A versão para celulares do game aposta na mesma história e personagens do original para reconquistar os fãs. As similaridades entre os dois, porém, termina por aí. Enquanto a edição para PC consistia quase em uma espécie de Smash Bros., Grand Chase Mobile é praticamente um RPG com elementos de estratégia em tempo real e gacha. A atualização foi feita para que o título se adequasse ao mercado dos RPG online, que atualmente é dominado pelos MOBAs.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.