(Especial) Deve arranjar o seu smartphone antigo ou comprar um novo? – Os smartphones atuais das grandes marcas como Samsung, Huawei ou Apple conseguem facilmente ultrapassar valores acima dos 800-1000 euros quando comprados novos. Assim sendo, mudar para o equipamento mais recente está cada vez mais difícil.

O que levanta uma questão… Se o seu equipamento atual precisar de reparação, arranja ou compra logo um novo?

Componentes e preços

Inicialmente, terá que saber o custo do arranjo do seu equipamento avariado. Vejamos, se o seu equipamento precisa de um ecrã novo, saiba que os preços variam imenso de marca para marca, e até de local de reparação.

Dito isto, se o ecrã for LCD, a reparação tende a ser razoavelmente em conta. Mas se for um ecrã com tecnologia OLED e curvado o custo vai subir imenso, provavelmente ao ponto de assustar a sua carteira… Dessa forma, o arranjo até pode ficar imediatamente fora de hipótese. Especialmente agora que temos equipamentos de gama média super apetrechados a preços bem interessantes. (Provavelmente ao preço da reparação.)



Perfomance e Bateria

Colocando a minha experiência em cima da mesa, quando comprei o meu Galaxy Note 8, o aparelho fazia todas as tarefas de forma fluída e rápida. Contudo, após dois anos de uso intenso e todas as actualizações de software e aplicações em cima, posso facilmente dizer que telemóvel já não é o que era.

Ao fim ao cabo, é notoriamente mais lento no dia-a dia! Além disso, já se sente a “velhice” no campo da bateria! Afinal de contas, quando retiro do carregador a 100% ele promete apenas em média de 18 horas de utilização, que reflectem por sua vez cerca de 4 horas de ecrã ligado. Isto, se não utilizar metade das funcionalidades do equipamento. Então, posso apenas trocar a bateria não é? Mais ou menos…

Infelizmente, trocar a bateria já não é o que era. Agora, as baterias são seladas nos smartphones e a troca desta peça incluirá também o preço de mão-de-obra e o adeus à confiança na resistência à agua e poeiras.


Fotografia e Funcionalidades

Apesar dos topos-de-gama de 2017 conseguirem ainda surpreender com fotografias incríveis. Atualmente, até alguns equipamentos de média gama oferecem mais opções. Aliás, neste campo, por regra já oferecem em média 3 sensores traseiros ou até mais. Aliás, se for amante de fotografia terá o Xiaomi Mi Note 10 como excelente opção, com seus 5 sensores traseiros e bateria enorme e um preço em conta.

Nas funcionalidades, claramente que ao longo dos anos foram criadas novas tecnologias como as câmeras pop-up motorizadas, leitor de impressão digital no ecrã, ecrãs realmente infinitos e muitas outras como a capacidade de ligar 4 equipamentos por Bluetooth simultaneamente como o TCL Plex que testei, review aqui.



Conclusão, deve ou não reparar o seu smartphone “antigo”?

Possivelmente não… Mas tudo depende do preço do arranjo! E claro, do equipamento que quer arranjar e quais as suas opções face a tudo isso.

Afinal de contas, se por exemplo tiver que gastar 200€ para arranjar o atual Galaxy Note 10 ou iPhone 11 Pro, apesar do azar, é compreensível e fica em conta. No entanto ter de gastar +-300€ no seu smartphone “antigo” já não é bem assim, especialmente com as recentes ofertas e promoções do mercado.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.