O Google Play Protect está a bloquear uma aplicação da Xiaomi que vem pré-instalada nos smartphones deste fabricante. O que é mais estranho é que esta app não causa quaisquer problemas. Isto foi descoberto quanto alguns utilizadores quiseram aceder às Quick Apps e receberam a mensagem “Esta app pode recolher dados que podem ser usados para o seguir”. Atenção que esta app não está disponível na Google Play Store. Ainda assim, o Google Play Protect analisa à mesma as aplicações que estão pré-instaladas em qualquer smartphone em busca de malware e bloqueia uma app pré-instalada, desde que se justifique.

Tem um Xiaomi? Google Play Protect bloqueia uma app pré-instalada!

Aparentemente a Google parece não gostar de alguns requisitos das Quick Apps. Neles se incluem algumas das 55 permissões desta aplicação.

Ora vamos analisar o que pode estar a causar problemas com esta app Android.

Bem logo à partida esta app, assim como muitas que estão instaladas no nosso smartphone, podem ter acesso à câmera e até instalar apps sem confirmação. Para além disso, também consegue aceder ao IMEI do smartphone, números SIM, credenciais do utilizadores e ainda pode gravar áudio e vídeo.

Ao que parece a Xiaomi partilha estes dados com anunciantes para mostrar publicidade no ecrã do bloqueio, no widget de notícias, no browser e em muitos outros locais no sistema operativo.

É então por este motivo e por detetar tantas permissões que o sistema da Google começou a bloquear esta app da Xiaomi.

Posto isto, se por algum motivo não quer utilizar as Quick Apps e confia no Google, então apenas tem de permitir o bloqueio.

Este problema está a afetar todos os smartphones Xiaomi e também os Redmi e Pocophone.

Este bloqueio por parte da Google faz algum sentido e no fundo estão a ser proativos para que nada aconteça ao utilizador em termos de segurança. No entanto, isto não significa que esta aplicação tenha realmente algo de mal.

Leia também:

25 smartphones Android smartphones têm vulnerabilidades graves!

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.