A AMD acabou de revelar alguns detalhes super interessantes em relação à nova arquitetura Zen 3 que deverá chegar já no próximo ano para tentar dar continuação ao sucesso da empresa em 2019.

Pois bem, graças a Forrest Norrod (Vice-Presidente da AMD), ficámos a conhecer alguns detalhes bastante sumarentos acerca da nova arquitetura Zen 3. Afinal, não vai ser uma mudança leve como foi a passagem da arquitetura Zen para a Zen+! Os processadores Zen 3 vão trazer grandes melhorias na eficiência e performance pura e dura.



Cuidado Intel! A arquitetura AMD Zen 3 vai trazer muitas melhorias

Portanto, vamos poder dizer olá a novas melhorias no IPC, bem como frequências mais altas… E mais núcleos de processamento!

Como já deve saber, a arquitetura AMD Zen 3 irá ser baseada no processo de produção 7nm+, sendo a sucessora à atual super popular arquitetura Zen 2. Aliás, a AMD já confirmou que a fase de design está completa, e que um lançamento em 2020 é mais do que certo.

Pois bem, no ano passado, Mark Papermaster revelou que os 7nm+ iriam ajudar principalmente na eficiência dos novos processadores, com algumas melhorias mínimas de performance. Contudo, parece que as coisas não vão ser bem assim!

Ao fim ao cabo, de acordo com a própria TSMC, o novo processo de produção 7nm+ irá aumentar a densidade em mais de 20%, enquanto a eficiência deverá aumentar 10%. Ou seja, o aumento de performance deverá ser bem real nos Ryzen 4000.

A arquitetura AMD Zen 3 foi desenhada de raiz!

Na entrevista, Forrest mencionou que ao contrário da Zen 2 que foi basicamente uma evolução das arquiteturas passadas. O novo design foi feito de raiz! Em suma, vamos ver muitas diferenças na arquitetura Zen 3 em relação aos produtos já no mercado…

Caso não saiba, a AMD conseguiu um aumento de 15% no IPC na arquitetura Zen 2. Por isso, quem sabe o que poderá conseguir com um design completamente novo? A própria empresa afirma que os consumidores deverão estar à espera de um aumento de performance condizente com uma arquitetura completamente nova. Será que vamos ter um outro aumento de 10/15%? A Intel até já treme!

Mais e renovados núcleos/threads de processamento!

Quanto ao número de ‘cores’, a AMD quer continuar a inovar e a levar a indústria para a frente. Por isso, da mesma maneira que a arquitetura Zen 2 duplicou o número de núcleos do design original… É bem provável que os produtos Zen 3 tragam novidades neste campo. Ainda é cedo para arriscar um número, mas se ficaram boquiabertos com o Ryzen 9 3950X, se calhar vamos ficar ainda mais surpreendidos em 2020.


Cuidado Intel! A arquitetura AMD Zen 3 vai trazer muitas melhorias – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.