Já não é novidade para ninguém que vivemos numa era tecnológica super interessante, mas também bastante perigosa. Ao fim ao cabo, temos um aparelho no nosso bolso com todos os nossos contactos, informações pessoais e até informações bancárias!

Sim, o nosso smartphone… Um aparelho que é cada vez mais alvo de todos os tipos de piratas informáticos, e que em boa verdade, tem muitas vulnerabilidades para explorar.

Nova vulnerabilidade na câmera do seu Android é um autêntico perigo!

Portanto, desta vez, foi uma equipa de investigadores da firma Checkmarx que descobriu várias vulnerabilidades alarmantes nas aplicações de câmeras de várias fabricantes de smartphones Android, onde podemos incluir a própria Google e até a líder do mercado Samsung.

No entanto, temos de dizer que estas vulnerabilidade já foram corrigidas pelas fabricantes, por isso assegure-se que tem tudo atualizado.



Dito isto, a equipa começou imediatamente por investir a Google Câmera do Pixel 2 e Pixel 3. Onde rapidamente descobriu múltiplas vulnerabilidades relacionadas com a privacidade dos utilizadores.

Afinal, utilizando esta fragilidade, é possível tirar fotos ou gravar vídeo sem o dono do smartphone saber. Aliás, isto é possível mesmo que o telemóvel esteja bloqueado ou com o ecrã desligado. Assustadoramente, até é possível gravar vídeo enquanto decorre uma chamada… Uma grave ofensa à privacidade do utilizador do smartphone, mas também de quem está do outro lado.

Similarmente, outros cenários de ataque permitem ao atacante aceder a fotos e vídeos guardados na memória do aparelho. Incluíndo o local onde tudo foi capturado, o que por sua vez permite saber onde o utilizador esteve (e a que horas) com uma eficácia brutal.

Assim, logo após a descoberta das vulnerabilidades, a equipa prontamente avisou a Google que infelizmente chegou à conclusão que é um defeito que ia além dos seus smartphones Pixel.

Felizmente, a equipa de investigadores apenas partilhou as suas descobertas com o público, após a Google e Samsung terem confirmado que tinham corrigido a falha com sucesso. Por isso, atualize o seu smartphone imediatamente se tiver algo pendente.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.