(Especial) A AMD domina o mundo das consolas! Porquê? Então e a Intel? – É inegável que a AMD domina o mundo das consolas com um punho de ferro. Basta olhar para a atual geração de consolas (Xbox One e PS4), bem como para a próxima (PS5 e Xbox Scarlett) para perceber que os SoC são sempre AMD!

Aliás, a única consola do mercado que não se encontra neste domínio é a Nintendo Switch com o seu SoC NVIDIA Tegra de 2015, uma solução que peca pela idade e pela performance computacional.

Voltando ao assunto, agora até faz algum sentido que a AMD seja a rainha do mundo das consolas! Ao fim ao cabo, a empresa está novamente no topo da montanha do processamento computacional.



Contudo, na altura do lançamento da PS4 e Xbox One as coisas não eram bem assim! Quem dominava o mercado era a Intel, mas nem mesmo assim a Sony e Microsoft abriram as portas para a gigante dos micro-processadores. Ou será que foi ao contrário?

Caso não saiba, a primeira Xbox chegou ao mercado equipada com um processador Intel! Aquilo que era no fundo, um Celeron ‘Coopermine’ de 733Mhz

Mas como deve imaginar, se há coisa que a Intel gosta neste mundo… É de dinheiro. Por isso, a marca tenta sempre rentabilizar ao máximo a produção de qualquer CPU nas suas linhas.

Em suma, a Intel quer margens altas, e na verdade estão quase sempre numa posição de as exigir. No entanto, as fabricantes de consolas têm de tentar manter os custos de produção baixo. O que claro está, não casa bem com a estratégia da gigante azul dos processadores.

As fabricantes de consolas como a Microsoft e Sony necessitam de hardware barato, o que por sua vez significa margens baixas! Algo que não entra nos planos da Intel nem da NVIDIA.

Entretanto, no caso da AMD, o caso muda completamente de figura… É que até muito recentemente, a empresa não foi capaz de replicar o sucesso do seu Athlon 64. Por isso, começou a existir uma perda de dinheiro bastante significativa.

Aliás, como deve saber, a empresa esteve muito perto da banca-rota mais que uma vez. O que por sua vez resultou numa vontade enorme por parte da AMD de ser parceira da Sony e Microsoft, num negócio importante, mas que não é assim tão lucrativo quanto isso.

Muito resumidamente, a AMD é a rainha das consolas… Porque foi e continua a ser muito mais barata em relação às suas rivais.

Bem, mais ou menos… É que além disso, também temos de salientar que a AMD é também a única destas três empresas (AMD, Intel e NVIDIA) capaz de combinar um CPU e um GPU num pacote único capaz de oferecer uma boa performance, com uma boa eficiência energética. (A bom preço!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.