Análise Football Manager 2020: Alguém pediu um ‘Special One’? – Eu cresci a ver o meu irmão a jogar Championship Manager num PC Pentium II, em que o Vitor Baia ainda era o Guarda-Redes do Barcelona… Epá, agora senti-me velho… Mas pronto, isto para dizer que grande parta da minha infância foi passada a jogar CM e mais tarde FM!

Muitas foram as horas nos intervalos da escola a falar do jogo com os meus amigos, e ainda mais as horas que passei a tentar subir equipas de divisão, e claro, tentar ganhar a Liga dos Campeões com o meu clube do coração.

Dito tudo isto, o Football Manager 2020 não tem rigorosamente nada a ver com os jogos do passado! Aliás, se por ventura quiser gerir um clube de futebol com sucesso, tem de experimentar FM 2020, é que nunca vi uma experiência tão completa quanto esta num simples jogo de computador.



Análise Football Manager 2020 – Transforme-se no Special One sem sair do PC

Portanto, nas minhas experiências anteriores, a minha tática era sempre a mesma em qualquer clube que tomasse conta, e normalmente, a coisa até corria bastante bem! Pois… Isto não resulta em FM 2020… Aqui vai ter de pensar muito bem nas suas escolhas enquanto se adapta ao novo clube, e claro, o novo clube se adapta a si.

É aqui que temos de dar as boas vindas à funcionalidade Club Vision, que aumenta ainda mais a interação do jogador com a direção do clube. Aliás, agora quando toma conta de um novo clube, vai imediatamente entrar numa reunião para discutir objetivos, como é que irá chegar a uma certa posição na tabela, que tipo de jogo prefere… Etc… É super específico e super completo! Caso não saiba, até pode ser obrigado a apostar em jovens, para posteriormente os vender no fim da época. Tal e qual como a experiência verdadeira… Não é Luís Filipe Vieira?

São objetivos que dependem da equipa que quiser gerir, e que na verdade, até estão em linha com a realidade. Pode acontecer ser despedido da equipa Inglesa Wolverhampton por falhar a contratação de um jogador Português bem referenciado, mesmo que tenha sucesso em campo. Em suma, tem de ter em consideração a equipa que tem agora na sua mão, caso contrário vai para o olho da rua num abrir e piscar de olhos.

Algo que é certamente muito interessante, mas que pode muito rapidamente ‘matar’ o interesse dos jogadores casuais, visto que estamos aqui a falar de um jogo que precisa de tempo, e que na verdade, tem quase todas as funcionalidades ligadas ao ‘longo prazo’. Como é o caso do seguinte ponto.

Dêem as boas vindas ao novo Centro de Desenvolvimento (Development Centre)

Aqui temos um novo método de seguir o desenvolvimento de jovens jogadores, percebendo se estes têm ou não o que é necessário para chegar à equipa principal. Aliás, aqui irá conseguir identificar se os seus empréstimos estão ou não a correr bem, e claro, que jogadores tem de ter debaixo de olho nas camadas jovens.

Ao fim ao cabo, até irá conseguir quantificar o nível de felicidade e eficácia dos empréstimos. FM 2020 chega a ser assustador com o nível de detalhe e informações apresentadas.

De resto, está quase tudo igual! Mas será isso um ponto negativo?

Muitas vezes digo aqui que mexer numa equipa que ganha é um erro. Por isso, acaba por fazer sentido que o estúdio tenha deixado alguns elementos do jogo quietos, ou pelo menos apenas com algumas melhorias.

Assim, o motor gráfico do jogo é imediatamente um exemplo disto mesmo. Afinal de contas, os modelos dos jogadores e treinadores apenas tiveram alguns leves toques. Enquanto que a nível do relvado, podemos agora ver algumas manchas de lama ou danos caso esteja mau tempo. De resto está tudo igual.

Conclusão

Em suma, caso seja um novo jogador ou um fã da saga, vai ter de passar várias horas de volta de FM 2020 para o dominar… E ainda bem que assim é! Visto que um clube de futebol é hoje em dia uma autêntica máquina com várias engrenagens frágeis que precisam de atenção.

No entanto, como disse em cima, se é um jogador casual vai passar um mau bocado com o investimento de muitas horas que este título obriga. Ainda assim, acho que é espetacular por parte da Sports Interactive, ter um foco tão grande nos reais fãs da saga de jogos.

Dito tudo isto, se é fã de futebol, e tem tempo para investir… Não perca este lançamento! Cumpra o seu sonho e seja o novo José Mourinho!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre o jogo aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.