Análise Sony HT-X8500: Uma SoundBar que vale realmente o dinheiro!? – Hoje em dia, as SoundBars são um dos componentes áudio mais odiado por muitos dos fãs de som de alta fidelidade.

Contudo, a Sony é uma das fabricantes rainhas quando pensamos em áudio… Por isso, decidimos aceitar o desafio de testar a Sony HT-X8500 para perceber afinal se a velha gigante Japonesa tem o que é preciso para mudar a mentalidade do mercado!

E pelos vistos, podemos muito bem ter aquilo uma das melhores SoundBars preço/desempenho que o dinheiro pode comprar!



Análise Sony HT-X8500: Uma SoundBar que vale realmente o dinheiro!?

Design e Funcionalidades

Primeiramente vamos falar do design, afinal de contas, estamos a falar de algo com um tamanho bastante significativo que irá ficar num lugar de destaque na sua sala ou quarto.

Dito isto, temos aqui um sistema de áudio independente, em que apenas temos de lidar com a barra propriamente dita. Não existem mais colunas com ou sem fios, é isto e mais nada. Muito resumidamente, é uma SoundBar inteligente com um design minimalista, tendo sido desenhada para se adaptar a qualquer ambiente sem estorvar nada.

Curiosamente, o subwoofer até está na própria barra! Ainda assim continuamos a contar com um design bastante fino apesar de longo. Ou seja, temos um aparelho de som com 89cm de comprimento, que irá ficar muito bem debaixo de uma TV de 50-55”.

A nível de qualidade de construção, não ficámos desapontados. Temos um design bonito mas simples, completo com um acabamento de metal escovado, e uns quantos botões sensíveis ao toque de forma a que possa escolher a fonte de som. Ah claro… Temos funcionalidades bluetooth para ligar o seu smartphone ou portátil sem grandes dificuldades.

Conectividade

A conectividade está limitada a Bluetooth 5.0, uma entrada HDMI (com outra porta HDMI para output) e uma entrada ótica. (a board HDMI é compatível com Dolby Vision, HDR10 e HLG).

O que para um utilizador comum é mais do que suficiente, mas que pode ficar aquém dos mais entusiastas.

Performance

Portanto, já dissemos que o design é simples, a conectividade não é nada de especial… Por isso, está na hora de falar naquilo que a Sony conseguiu fazer de muito bom com esta coluna… A performance áudio é um autêntico mimo!

Podemos até dizer, que esta barra de som convence forte e feio na experiência cinematográfica, que é sem dúvida o grande objetivo de um Home-Cinema.

Dito isto, a chave para toda esta performance está no Vertical Sound Engine da Sony. Ou seja, ao trabalhar com conteúdo Dolby Atmos e DTS:X, é possível criar uma ilusão que o som está à nossa volta e não apenas à nossa frente. Um pouco como aquilo que experiênciamos numa sala de cinema… Mas sem levantar o rabo do nosso sofá da sala!

Além de tudo isto, temos uma grande surpresa no subwoofer interno, que apesar das suas especificações modestas, é capaz de apresentar bastante potência sonora. Assim, com uma resposta de 50Hz, o poder não é fenomenal mas é consistente e muito persistente. E claro está, muito satisfatório.

Em suma, a Sony HT-X8500 é capaz de produzir áudio com muita qualidade, que o irá fazer sentir a música num outro nível, e claro, aproveitar um bom filme ou série na sua televisão da sala. O que muito se deve à espetacular tecnologia DSP Sony Vertical Sound.

Conclusão

Para acabar com a análise, temos de salientar que as SoundBars compatíveis com a tecnologia Dolby Atoms custam muitas vezes o dobro desta solução da Sony (A HT-X8500 poderá ser encontrado no mercado à volta dos 300€). Por isso, se tem um orçamento limitado, mas quer ter uma boa qualidade de som enquanto aproveita o seu tempo livre com algum conteúdo multimédia, é difícil de não recomendar a HT-X8500.

Um exemplo é o meu pai, que está mesmo chateado por ter de devolver a SoundBar à Sony amanhã. Uma pessoa que não é nada dada à tecnologia, mas que ficou de coração rendido à qualidade sonora da marca.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre o produto aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.