Computador lento? Entenda algumas razões do porquê – Quando compramos um bom computador o que desejamos acima de tudo, é que o mesmo dure o maior tempo possível nas melhores condições.

No entanto, com o passar do tempo o que no passado eram componentes topo-de-gama super caros, rapidamente começam a ser equivalentes a componentes atuais de média gama e claro… O seu computador começa a ficar mais lento.

Contudo, se notou uma lentidão repentina, e calor extremo vindo de dentro da sua máquina. É porque algo se passa!

Nos últimos tempos, a temperatura começou a subir repentinamente e as ventoinhas começaram a trabalhar o dobro?

Se for este o caso, então saiba que o problema comum aqui é o calor que não é dissipado correctamente. Existem vários fatores para isso acontecer. É necessário saber o que poderá estar a acontecer para dar origem a tudo isto.

Limpeza e Pasta Térmica

Portanto, se já tem o seu computador há alguns anos… É bem provável que o seu equipamento esteja atolado de poeira em tudo o que é sítio. Contudo, a coisa não fica por aqui. É que limpar apenas o pó não irá resolver o problema. Poderá ter mesmo de substituir a pasta térmica, sendo esta quem trata da transferência do calor do seu processador para o cooler.

Ao fim ao cabo, com o passar dos anos, é normal que a pasta térmica seque, o que irá resultar no desaparecimento das características condutoras de calor.

Dito isto, se for habilidoso e souber montar e desmontar a sua máquina facilmente, então trate de adquirir uma boa pasta térmica e de limpar o seu computador a fundo. Verá que os resultados irão aparecer e até poderão impressionar! (Por vezes, a pasta térmica que vem de fábrica é uma autêntica vergonha.)

Ok, e se o problema não for o pó nem a pasta térmica?

Então poderá ser um problema de software e aqui muita coisa poderá estar a acontecer com o seu computador. Aqui o mais fácil e comum é guardar as suas informações num disco externo e formatar todo o computador a fundo.

Contudo, se após fazer isto o problema da lentidão permanecer, o problema poderá encontrar-se no disco (HDD ou SSD) do PC.

Ainda utiliza um disco HDD em vez de SSD como disco principal?

Provavelmente sim. Afinal de contas, um disco HDD oferece muito mais armazenamento pelo mesmo preço. No entanto, a verdade é que até o SSD mais fraco, irá oferecer pelo menos 10x o desempenho do HDD mais normal à face da terra.

Fique a saber que poderá deixar de esperar 40 segundos para ligar um PC, para começar a esperar apenas 4 segundos com este upgrade. Aliás, até numa utilização normal, como abrir aplicações, pastas e jogos o processo será mais rápido e fluido.

Anti-Vírus

Neste campo, apesar de existirem bons e muitos antivírus no mercado, existem alguns que gostam de utilizar toda a capacidade de processamento do seu computador. Com vários processos em segundo plano, sem que o utilizador se aperceba, que podem tornar o seu PC numa máquina bastante mais lenta.

Aqui, se utiliza as versões “grátis” de algumas marcas, prefira optar pelo próprio Windows Defender do seu computador. Sendo este, muito bem recomendado e até normalmente mais leve para o equipamento.

Aplicações em Segundo Plano e de Arranque

Uma das formas de melhorar a performance do seu computador é a organização do software do mesmo. Ou seja, dar uma vista de olhos e desinstalar todas as aplicações que não precisa ou não utiliza.

Quanto ao arranque, muitas aplicações desnecessárias iniciam mal liga o computador. Para isto não acontecer, vá ao Gestor de Tarefas, menu Arranque e desative as aplicações que não sejam necessárias. (Isto é realmente muito importante!)

Reinicie o seu PC

Se costuma deixar o seu computador ligado 24h sobre 24h, então isto é para si. O simples gesto de reiniciar o PC é necessário para fazer com que muitos processos e erros sejam corrigidos do seu sistema. De vez em quanto, dê descanso à máquina.

Atualizações de Software (Windows, Drivers, etc…)

Sabe aquelas actualizações chatas que aparecem do nada… Pois bem, muitas das vezes são mesmo necessárias. Afinal de contas, para um bom funcionamento da sua máquina terá de manter o PC atualizado, especialmente quando falamos das drivers dos seus componentes.



Conclusão

Em suma, ficam aqui explicadas algumas das razões que podem estar a torna o seu fiel PC, numa máquina super lenta. No entanto, se depois de tudo isto nada ficou resolvido, talvez seja boa ideia levar a sua máquina a um profissional, ou então atualizar alguns dos componentes (SSD e RAM são normalmente os mais importantes no rejuvenescimento de um computador)


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.