O período Beta do Android 10 foi extremamente interessante, com a implementação de muitas e boas funcionalidades quase todos os meses. Contudo, como é normal nos ciclos de desenvolvimento Google, muitas destas novidades acabaram por ficar no caminho… Sabe o que ficou a perder?

Sabia que o mais recente Sistema Operativo Android 10 chegou ao mercado com muita coisa em falta?



1. Gravação de Ecrã

Apesar de várias fabricantes implementarem esta funcionalidade no firmware, a verdade é que ainda não existe nada nativo feito pela Google. O que começa a ser um pouco grave, visto que o iOS já conta com a funcionalidade, que curiosamente até é capaz de gravar Audio.

Estamos a falar algo que apareceu numa das muitas versões Beta do Android 10, mas que por alguma razão acabou por ser retirado da versão final.

2. Partilha Rápida ‘Fast Share’

Conhece o AirDrop da Apple? É uma forma de enviar fotos, vídeos, filmes inteiros, contactos, sites, etc… De uma forma extremamente rápida para outro dispositivo compatível, sem partilhar informações de contacto. É algo que torna todo o ecossistema da Apple super apelativo, visto que pode enviar ficheiros grandes de uma forma extremamente rápida entre aparelhos.

Pois bem, a Google também quis um pedaço deste bolo, ao desenvolver o ‘Fast Share’ para o SO Android. Que por sua vez iria encontrar aparelhos Android via Bluetooth, para posteriormente enviar os ficheiros por Wi-Fi.

Contudo, acabou por também ficar para uma atualização futura…

3. Rules

Outra funcionalidade que temos de mencionar é a ‘Rules’, que à semelhança do Tasket e Bixby Action, permite automatizar certas funcionalidades do seu smartphone Android. Por exemplo, é possível fazer com que o modo Do Not Disturb (DnD) se ative assim que se ligar à sua rede WiFi de casa.

Curiosamente, apesar de não fazer parte da lista de funcionalidades, é possível ativar o Rules nos smartphone Pixel via Root. Ou seja, foi tudo implementado… Apenas não está ativo.

4. Dark Mode Automático

O Dark Mode é uma das funcionalidades mais pedidas de sempre do mundo dos smartphones! Especialmente agora que qualquer smartphone de gama média conta com um ecrã OLED. E na verdade, a funcionalidade chegou finalmente ao Android 10 de forma nativa… Contudo, a implementação automática ficou na gaveta.

Ou seja, a possibilidade de ativar o Dark Mode em certas horas do dia (exemplo: durante a noite) de forma automática. Que curiosamente é uma funcionalidade que esteve em desenvolvimento, mas que acabou por também não chegar ao mercado.

5. Notificações Adaptáveis

O Android 10 trouxe muitas novidades para as notificações, contudo, a funcionalidade “Adaptive Notifications” ficou fora de cena após ter aparecido na Beta 4.

A ideia seria separar as notificações por importância, com o próprio Android a perceber um pouco os hábitos do utilizador. Um pouco como a sua aplicação de e-mail, que tenta perceber que e-mails são realmente importantes, e quais são ‘lixo’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.