O Shenmue 3 (PC e PS4), que teve lançamento em novembro deste ano, é a aguardada continuação da saga iniciada no Dreamcast e que acabou concluída graças ao financiamento coletivo de fãs do mundo inteiro. Isso inclui o Brasil, que ainda contou com um easter egg futebolístico que viralizou nas redes sociais. Em um dos diversos imóveis do jogo, há um livro de visitas com uma mensagem cifrada com o meme “Palmeiras não tem Mundial”.

O texto, assinado por Bruno V. M. Patrzek e que fez sucesso no Twitter, diz: “O tempo passou, muitas PALMEIRAS cresceram desde Shenmue 2. Muitos falaram NÃO. TEM muito mais gente que disse sim, isso é um feito MUNDIAL.”

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A opção de colocar qualquer recado no livro foi um dos prêmios oferecidos pelo diretor Yu Suzuki para quem ajudasse a financiar o game. No caso, os fãs tiveram que desembolsar US$ 600 (cerca de R$ 2,5 mil, em conversão direta e sem impostos) para deixar um texto com até 140 caracteres.

Curiosamente, é possível encontrar outra mensagem em alusão ao futebol brasileiro no guestbook dentro do jogo. A mensagem escrita por Lucas Fornazieri diz: “Depois de mais de uma década de insistência, aqui estamos! Obrigado aos fãs de todo mundo, especialmente aos brasileiros! Vai Corinthians!”

O game Shenmue 3 é a continuação direta de Shenmue 2, lançado em 2001 para Dreamcast. A história acompanha as aventuras de Ryo Hazuki, um jovem estudante japonês de artes marciais em busca do paradeiro do assassino de seu pai. Na época, Shenmue chamou a atenção por ser um jogo de mundo aberto em 3D e por contar elementos de imersão, como transição do dia para noite, alterações no clima e eventos em tempo real.

Polêmica e provocação

Para quem não entendeu o meme, a frase “Palmeiras não tem Mundial” é uma provocação antiga dos rivais palmeirenses em meio à polêmica envolvendo a Copa Rio de 1951. Torcedores e dirigentes do clube paulista alegam que o torneio disputado no Brasil era chancelado pela Fifa e tinha caráter internacional.

Em 2014, a entidade máxima do futebol chegou a reconhecer a Copa Rio como um campeonato mundial, mas

... mudou o entendimento anos depois, contemplando apenas as Copas Intercontinentais disputadas pós-1960. Então, a partir de 2016 a frase “Palmeiras não tem Mundial” acabou virando meme sobretudo após a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Verdão, quebrando um jejum de 22 anos.

O que são os melhores jogos de RPG? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.