O aplicativo ID Estudantil é a versão digital da tradicional carteirinha de estudante. Lançado pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (25), o app é grátis e está disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS). Instituído a partir de uma medida provisória publicada pelo governo em setembro, o documento permite que estudantes de todo o Brasil tenham direito à meia-entrada em cinemas, shows, teatros e outros eventos culturais.

O TechTudo preparou uma lista com sete perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas dos alunos sobre a ID Estudantil. A seguir, entenda como funciona a novidade, quem tem direito à emissão do documento e saiba como aproveitar os benefícios da carteirinha digital.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona?

Para ter acesso à carteirinha digital, os alunos precisam estar regularmente matriculados em uma instituição de ensino e com suas informações constando no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados único e nacional dos estudantes.

Um representante de cada instituição de ensino, pública ou particular, deve enviar os dados dos alunos para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que irá alimentar o SEB. É preciso informar o CPF, a data de nascimento, o curso, a matrícula, o ano e o semestre de ingresso dos estudantes.

Com as informações já cadastradas no banco de dados, o aluno pode baixar o aplicativo e criar a conta. A ID Estudantil, que é validada por meio da leitura de um QR Code, dá direito à meia-entrada em uma série de eventos culturais.

Como fazer o cadastro? É gratuito?

A emissão poderá ser feita de graça, por meio de aplicativo disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Após baixar o app na App Store ou na Google Play Store, o estudante maior de 18 anos deve tirar uma foto do rosto e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da Carteira de Identidade (RG) para comparação das imagens. Segundo o governo, a medida evitará fraudes.

No caso de alunos menores de idade, será preciso que o responsável legal baixe o app e permita que o jovem tenha acesso. Depois disso, os alunos poderão fazer o download da ID Estudantil.

Quem tem direito à carteirinha?

A ID Estudantil vale para alunos da educação básica (níveis infantil, fundamental e médio), tecnológica e superior, com exceção daqueles matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Estudantes inscritos em pré-vestibulares, cursos de idiomas e afins não têm direito ao benefício.

Quais são os benefícios?

Com a ID Estudantil, estudantes de todo o país poderão pagar meia-entrada em shows, cinemas, teatros, exposições e outros eventos culturais.

Como saber se minha instituição está cadastrada?

Os alunos podem conferir se a instituição de ensino repassou os dados ao SEB no próprio site da ID Estudantil (idestudantil.mec.gov.br). Basta clicar no botão "Confira se a sua instituição de ensino enviou seus dados" e informar estado, município e nome da escola ou faculdade. Caso não tenham sido cadastrados, os estudantes devem cobrar o envio diretamente na instituição em que estudam.

Funciona offline?

Sim. Após a emissão da ID Estudantil, basta acessar o aplicativo para utilizá-la. Não é necessário

... ter uma conexão com a Internet. A validação do documento será feita por meio da leitura de um QR Code, localizado abaixo da foto do aluno no app.

A emissão é obrigatória?

Não. O uso da carteirinha estudantil digital é voluntário. Os documentos emitidos por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) continuam sendo válidos.

Link para isenção de IPVA no WhatsApp é golpe? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.