Intel vendeu o departamento de modems à Apple… Mas porquê? – Vivemos num mundo em que todas as fabricantes de smartphones e de PC afirmam que o futuro é a conectividade, especialmente quando falamos da chegada das redes de nova geração 5G!

No entanto, a Intel decidiu vender o seu departamento de produção e desenvolvimento de modems à Apple… Porquê!?

Portanto, como deve saber, no passado mês de Julho, a Apple comprou o departamento de modems e todas as licenças tecnológicas da Intel por cerca de mil milhões de dólares. O que claro está, acaba por remover a gigante azul dos micro-processadores deste mercado.



Contudo, parece que este negócio foi horrível para a Intel!

Segundo a própria empresa, foram perdidos muitos mil milhões de dólares na construção e desenvolvimento deste departamento. Tudo graças à Qualcomm, que basicamente criou um ambiente em que não é possível competir, obrigando a Intel a abandonar o mercado com uma mão à frente e outra atrás.

Curiosamente, na altura do anúncio, a Intel admitiu que ia sair do mercado por não existir uma caminho claro para fazer dinheiro. Contudo, pelos vistos este caminho existia… Foi é bloqueado pela Qualcomm e suas medidas anti-concorrência.

Afinal de contas, a Qualcomm criou as suas licenças intelectuais para a tecnologia CDMA e LTE, de forma a não permitir concorrência no mercado. Caso não saiba, a Qualcomm implementou uma política “no license, no chips” que previne todos os OEMs de comprar componentes a não ser que exista um acordo assinado. O que claro está, faz com que a compra de componentes a rivais seja mais cara, e por isso menos aliciante para as fabricantes. Ora leia:

“A Intel sofreu muito com o comportamento anti-concorrência da Qualcomm. Vendo toda e qualquer oportunidade de negócio no mercado de modems a ser negada. Devido aos preços artificialmente inflacionados pela Qualcomm.”

Assim, a Intel investiu muitos milhões de euros, contratou milhares de pessoas, e até adquiriu duas empresas de forma a apostar forte e feio no mercado… Um esforço que acabou nas mãos da Apple por um preço de ‘Black Friday’.

Em suma, apesar da Intel continuar a vender modems 4G para PCs, a gigante dos micro-processadores vai mesmo abandonar o mercado no futuro. Aliás, basta olhar para o acordo entre a empresa e a MediaTek, para a integração de modems 5G em novos portáteis Intel Core.


Intel vendeu o departamento de modems à Apple… Mas porquê? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.