Nem só de FIFA e PES vive o mundo de games de futebol. Você sabia, por exemplo, que em 1989 a Sega já havia lançado um jogo do esporte mais popular do Brasil para o Mega Drive? Era World Championship Soccer. E, desde então, o console recebeu uma grande variedade de bons jogos do gênero. Confira a lista com os melhores títulos para o videogame 16 bits da Sega:

Veja os principais jogos de futebol para Mega Drive (Foto: Reprodução / TechTudo)

World Championship Soccer – SEGA (1989)

Um game clássico. O jogo era numa tela vertical, e cheio de efeitos sonoros, ainda mais em carrinhos, toques na bola e gols. Era bastante divertido e foi o primeiro da Sega para os fãs de futebol no Mega Drive. Cinco anos depois, veio World Championship Soccer II (1994), já bem mais “moderno”, e com jogabilidade “na horizontal”, mas que não fez tanto sucesso quanto o original (talvez por já ter a concorrência de Fifa Soccer).

Primeiro game de futebol para o Mega Drive foi um sucesso (Foto: Divulgação)

Super Kick-Off – US Gold (1992)

Três anos depois, Super Kick-Off tinha o mesmo estilo de World Championship Soccer, porém, com gráficos um pouco melhores. A jogabilidade ainda era “na vertical”, e com o jogador podendo controlar apenas seleções. Mas, mesmo mais novo do que o precursor dos games de futebol no Mega Drive, não era tão divertido.

Super Kick-Off – US Gold (Foto: Divulgação)

Ultimate Soccer – SEGA (1993)

Ainda no estilo “vertical” de futebol, Ultimate Soccer era uma tentativa de deixar o estilo de jogo mais real, parecido com o esporte de verdade. Os jogadores tinham feições mais tradicionais, e não o modo mais cartunesco de representação usado no World Championship Soccer. O jogador também devia usar apenas seleções, e só com nomes de atletas fictícios.

Ultimate tinha até campo azul (Foto: Divulgação)

FIFA International Soccer – EA Sports (1993)

Primeiro game da série que até hoje é sinônimo de excelência em games de futebol. No Brasil, seu símbolo era o craque Janco Tiano, da seleção brasileira. Marcou época, com uma jogabilidade ótima, variedade de equipes e comemorações inesquecíveis. Depois, a série ganhou o nome de FIFA Soccer, já na edição 95 (lançada em 1994). Foram lançados em seguida o FIFA Soccer 96 (de 1995) e Fifa Soccer 97 (de 1996), onde foi lançado até um modo futsal – onde a bola não saia de quadra, ao contrário do que acontece na vida real.

Primeiro FIFA já foi inovador e se tornou um sucesso (Foto: Divulgação)

Pelé II: World Tournament Soccer – Accolade (1994)

Sucessor de Pelé!, de 1993, Pelé II seguiu à risca os moldes de FIfa. Tiran

... do o estilo de comemorações e o visual único da EA Sports, os gráficos e a jogabilidade do game - que tinha o Rei do Futebol como garoto-propaganda - eram muito semelhantes ao trabalho da consagrada franquia. Por isso, era um bom jogo que carregava um visual interessante e bons controles.
Jogo do Rei do Futebol teve duas versões para Mega Drive (Foto: Divulgação)

Champions World Class Soccer – Acclaim (1994)

Nem só de Mortal Kombat vivia a Acclaim. . Em 1994, a empresa, que hoje já não existe mais, lançou Champions World Class Soccer. O jogo era como uma mistura da jogabilidade de Fifa, “na horizontal”, e gráficos de Ultimate Soccer, mas não chegou nem perto do sucesso do game de luta. 

J League Pro Soccer Final Stage – Sega (1995)

O primeiro game da série foi J League Pro Striker, de 1993. Depois, veio J League Pro Striker Perfect, ainda naquele ano. Mas a versão definitiva do jogo foi a Final Stage, de 1995. Somente com times japoneses, o game ajudou a popularizar um pouco mais a liga local, que começava a crescer na Ásia.

Game ajudou a popularizar J-League (Foto: Divulgação)

Fever Pitch Soccer – US Gold (1995)

Este marcou época. Tinha uma das melhores jogabilidades do gênero. Os gráficos não eram tão legais quanto os de Fifa, mas sua câmera mais na diagonal e seu estilo bem rápido de jogo favoreciam bastante a diversão. Sem falar nas curiosas animações com jogadores e juízes a cada gol e cartão.

Fever Pitch era um clássico em meio a Fifa e International (Foto: Divulgação)

International Superstar Soccer Deluxe – Konami (1996)

Quem não se lembra da narração de “International Superstar Soccer Deluxe” na tela de loading do game da Konami? Um clássico. O jogo tinha uma dinâmica impressionante, gráficos super atrativos e, claro, craques fictícios que ficaram marcados na memória dos gamers, como Allejo, Beranco e Gomez. E foi desta série, equivalente ao Winning Eleven, que surgiu o Pro Evolution Soccer.

ISS é um game histórico e que é relembrado até hoje (Foto: Divulgação)

Fifa 98: Road to World Cup – EA Sports (1997)

Há uma divisão de jogos de Copa do Mundo em Antes de Fifa 98 e Depois de Fifa 98. Os anteriores, como Tecmo World Cup 92 e World Cup USA 94, da US Gold, deixaram bem a desejar. Mas no Fifa 98, o modo Road To World Cup, que permitia jogar eliminatórias e levar uma seleção ao título do Mundial, foi um estouro. Desde então, a EA passou a dar a atenção tão grande a este modo, que ele virou até uma série de jogos separados, que os produtores fazem de quatro em quatro anos com cada edição do campeonato.

Fifa 98 mudou a história das Copas do Mundo no videogame (Foto: Divulgação)

Quais as suas expectativas para PES 2015? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.