O Grooveshark, site de compartilhamento de músicas concorrente do Spotity, anunciou que está encerrando suas atividades a partir desta quinta-feira (30). A decisão é o resultado de uma batalha judicial com grandes gravadoras, que acusavam o serviço de não pagar pelas licenças dos arquivos disponibilizados.

Spotify, Rdio, Deezer e outros; saiba qual o melhor streaming de música

Serviço de músicas não pagava licença para gravadoras (Foto: Reprodução/Grooveshark)

O Grooveshark publicou uma nota em seu site informando o fechamento. “Apesar das nossas intenções, nós cometemos erros sérios e não possuíamos licenças dos detentores dos direitos autorais das músicas no serviço. Isso foi um erro e nós pedimos desculpas”, diz.

 O serviço foi processado pelas gravadoras Sony, Universal e Warner Bros. em 2011. Na época, foi divulgada uma nota do CTO da empresa, Joshua Greenberg, datada de 2007, na qual ele ameaçava os funcionários que não baixassem músicas – mesmo que ilegais – e as adicionassem ao próprio catálogo.

A ação judicial foi julgada em outubro de 2014, mas o Grooveshark decidiu apelar porque acreditava estar protegido pelo Digital Millenium Copyright Act (código de copyright dos Estados Unidos). A lei protege serviços online de processos desde que eles sigam certas regras, como remover conteúdos protegidos de seus servidores mediante notificações.

Qual o melhor serviço de streaming de música? Descubra no

... Fórum do TechTudo.

Mesmo assim, a derrubada do site ocorreu devido a um acordo firmado com as gravadoras, cujos termos não foram revelados, mas também incluem que todas as músicas com copyright sejam apagadas dos servidores. Além disso, o Grooveshark se comprometeu a ceder o site, os aplicativos móveis e suas propriedades intelectuais.

Via The Next Web



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.