A LG acertou em cheio com seu novo top de linha. Anunciado na última terça-feira, o LG G4 causou excelente impressão com seu visual arrojado e suas especificações avançadas. Porém, será que ele tem o suficiente para bater de frente com iPhone 6 Plus? E o Galaxy S6, recém lançado pela Samsung? O TechTudo analisa para você.

LG lança G4, smartphone top com visual diferenciado e supercâmera

LG G4 se destaca principalmente pelo design e por sua supercâmera (Foto: Divulgação/LG)

Desempenho: Galaxy S6

No desempenho, levamos em consideração cinco pontos: processador, memória RAM, espaço para armazenamento de arquivos, bateria e conectividades. A combinação das características é que faz com que a performance de um smartphone seja melhor que outra. Tudo isso é crucial na hora de escolher um gadget, especialmente um top de linha.

O iPhone 6 Plus tem processador dual-core Apple A8 de 1.4 GHz, 1 GB de RAM, bateria de 2915 mAh e memória interna de 16 GB, 64 GB ou 128 GB. O Galaxy S6, por sua vez, conta com processador octa-core Exynos 7420, 3 GB de RAM, bateria de 2550 mAh e memória interna de 32, 64 ou 128 GB.

Já o G4 é equipado com processador hexa-core Snapdragon 808, 3 GB de RAM, bateria de 3000 mAh e memória interna de 32 GB com um slot para cartões microSD de até 2 TB ideal para salvar fotos em RAW. Ou seja, nestas especificações, ele e o S6 são bastante semelhantes, ambos um passo a frente do iPhone 6 Plus.

Galaxy S6 Edge tem, além da tela curva, configurações bem avançadas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Nas conectividades, todos têm Wi-Fi, Bluetooth, 4G, acelerômetro e GPS. Porém, cada um tem seu diferencial. O iPhone 6 Plus, por exemplo, tem leitor de digitais e o sistema para pagamentos virtuais Apple Pay. O S6 também possui estes recursos, porém com Samsung Pay sendo o nome do serviço digital. Ele tem ainda medidor de batimentos.

Ou seja, no geral, o Galaxy S6 acaba sendo a opção mais completa em performance, porém o LG G4 vem logo atrás. O iPhone 6 Plus ainda fica um pouco abaixo, o que é normal, tendo em vista que ele é um smart lançado em 2014, enquanto os outros têm especificações técnicas já de 2015.

 Display: Galaxy S6

A LG evoluiu muito com o novo display do G4, oferecendo uma série de recursos para melhorar a qualidade da exibição de imagem na sua tela. Porém, em números, ela fica, apesar de todo o esforço da companhia, atrás do display do Galaxy S6. O modelo tem resolução igual a do G4, mas em um tamanho menor.

A medida que identifica melhor a qualidade da imagem da tela é a densidade de pixels por polegada. Quanto mais, melhor. E este número se obtém com a análise da resolução pelo tamanho do display. No caso do G4, por exemplo, a imagem tem 1440 x 2560 pixels – em 5,5 polegadas, gerando aproximadamente 538 ppi.

O S6, porém, tem a mesma resolução, 1400 x 2560 pixels, em uma tela de 5,1 polegadas. Ou seja, tem mais pixels por polegada: aproximadamente 577 ppi. Além disso, existe uma diferença de materiais. A tela da Samsung é Super Amoled, com Gorilla Glass 4, e no LG, utiliza-se tecnologia IPS LCD, com Gorilla Glass 3.

O iPhone 6 Plus, assim como no desempenho, vem em um degrau abaixo d

... os rivais. Ele tem 5,5 polegadas, mas resolução de somente 1080 x 1920 pixels. Ou seja, 401 ppi. Uma tela boa, mas bem inferior a do G4, que tem o mesmo tamanho e uma qualidade bastante superior. Ou seja, nas telas de 5.5, vitória do LG. No geral, melhor para a Samsung.
LG G4 tem uma tela de 5,5 polegadas com alta resolução (Foto: Divulgação/LG)

Dimensões e design: G4

Medindo 158,1 x 77,8 x 7,1 mm e pesando 172 gramas, o iPhone 6 Plus é o mais robusto smartphone da Apple até hoje. Com o belo acabamento metálico, e disponível nas cores prata, preta e dourada, ele agrada bastante visualmente. Porém, comparando-o diretamente ao G4, que tem o mesmo tamanho de tela, ele pode ser considerado "grandalhão" demais.

O modelo da LG tem 148,9 x 76,1 x 9,8 mm e 155 gramas. Ou seja, é um pouco mais grosso, por conta da bateria maior, que é removível, mas é menor e mais leve. Só não tanto quanto o S6, o que também é algo óbvio, porque o aparelho da Samsung tem uma tela bem menor, de 5,1. O modelo ainda tem 143,4 x 70,5 x 6,8 mm e 138 gramas.

Em termos de design, porém, o G4 leva a melhor. Seu acabamento em couro e o visual em geral, com os botões na parte traseira, são super diferenciados, saindo da mesmice dos smarts atuais. O S6 também é muito bonito, mas parece “inspirado” no iPhone 6. Se os dois são muito parecidos, o G4 se destaca por ser diferente.

LG G4 é equipado com uma supercâmera com maior abertura e qualidade de cores (Foto: Divulgação/LG)

Câmeras: G4

Recentemente, um levantamento mostrou que o Galaxy S6 tem a melhor câmera dentre os smarts atuais. Porém, isso foi antes do lançamento do G4, que promete experiências incríveis com sua máquina fotográfica. Ela tem uma lente com abertura maior do que as tradicionais, para capturar mais luz e fazer imagens excelentes até no "escuro”.

Com disparo ultrarrápido e controle manual completo, a câmera traseira do G4 fotografa com 16 megapixels e filma com 2160p a 30 fps, com estabilizador de imagem, flash dual-LED e diversos recursos avançados. Além disso, sua câmera frontal faz selfies com até 8 megapixels.

O S6 vem logo atrás, com 16 megapixels e 5 megapixels, nas câmeras traseira e frontal, respectivamente. A Samsung também tem diversos recursos para fotografia no aparelho. O iPhone 6 Plus, novamente, fica em terceiro, com 8 megapixels e 1,2 megapixels. Todos possuem câmeras capazes de garantir boas fotos e vídeos para os usuários.

Sistema operacional: G4

Mais recente, o G4 sai de fábrica com Android 5.1, enquanto o S6 tem o Android 5.0. Além disso, ele tem todo o conteúdo do Google pré-instalado. O iPhone 6 Plus conta também com o melhor dos sistemas da Apple, o iOS 8, atualizável para a versão 8.3.

iPhone 6 Plus traz o famoso iOS 8 de fábrica (Foto: Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Nesta disputa, gosto pessoal interfere bastante, porque cada sistema (Android e iOS) possui seus pontos fortes e fracos. No geral, porém, o iOS é mais indicado para uma pessoa que busca praticidade, enquanto o Android é mais aberto a personalizações.

Preço e disponibilidade: empate

Aí o G4 fica de fora da disputa, pois nem seu preço e nem sua disponibilidade foram anunciados por enquanto. Porém, quando ele chegar ao Brasil, provavelmente entre estes últimos meses do primeiro semestre, deve custar em torno de R$ 3 mil, que é, atualmente, o preço dos lançamentos.

O Galaxy S6, por exemplo, chegou nesta faixa. Lançado em meados de abril, custa cerca de R$ 3 mil em versão desbloqueada, sem benefícios de operadoras. E o iPhone 6 Plus é vendido também por valor semelhante, mesmo já tendo chegado há mais tempo. Portanto, há um empate aqui, sem muitas opções de economia para o usuário.

LG G4 tem sensor exclusivo para equilíbrio de cores (Foto: Divulgação/LG)

Conclusão

Se você precisa de um smartphone top de linha neste momento, compre o S6. Vale a pena. Ele tem hardware super avançado, display de qualidade, design muito bonito, e o preço alto é a média do que devem ser os novos aparelhos deste nível para usuários brasileiros.

Caso sua opção seja por um aparelho com tela maior, o iPhone 6 Plus pode ser uma boa opção, mas é um gadget que, em alguns meses, provavelmente já terá um sucessor. E o seu custo-benefício é menor do que o do S6, pois ele custam quase a mesma coisa, mas o aparelho da Samsung é mais novo e melhor equipado.

Se você tiver tempo para esperar, vale aguardar notícias oficiais sobre a chegada do G4, para pelo menos testá-lo antes de decidir. Afinal, ele tem recursos promissores, uma câmera diferenciada, todo o visual inovador e, como a LG não é uma empresa tão badalada quanto as concorrentes deste comparativo, pode até vir com um preço um pouquinho mais camarada.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.