Diferentes códigos de erro contendo a mensagem “O Windows não pode ser instalado neste disco” podem surgir na hora de instalar o sistema operacional da Microsoft. O problema pode estar ligado a causas que vão desde o tipo de partição e o sistema de arquivos configurados no disco, até o formato de inicialização com o qual a placa mãe do computador é compatível. Se o PC, for muito antigo, por exemplo, é possível que uma alteração do disco de GPT para MBR resolva a falha. Entenda, a seguir, todas as causas que levam a esses bugs de instalação e saiba como solucionar.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mude o modo de inicialização da BIOS

O erro “O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição GPT” pode surgir quando a placa mãe está configurada para a BIOS Legacy, que é mais antiga e compatível apenas com partição do tipo MBR. O inverso também pode ocorrer: quando o erro menciona que o disco está em MBR, significa que a placa mãe está no modo de BIOS mais moderno chamado UEFI e, por isso, requer um disco em GPT. Em vez de ajustar o disco, é possível mudar o modo de inicialização da BIOS para resolver o problema.

Primeiro, será preciso acessar a BIOS do computador de acordo com a marca: um notebook da Dell, por exemplo, exige uma cominação de teclas diferente do que o processo em um da HP. Depois, procure pelas configurações da BIOS e altere para "UEFI" se o erro de instalação mencionar “GPT”, ou para "Legacy" a mensagem trouxer menção a “MBR”.

Altere o tipo de partição do disco

Os mesmos erros acima podem não ter solução se a placa mãe não puder operar em UEFI, que é mais rápida e segura. Isso costuma acontecer em computadores mais antigos, o que obriga o usuário a alterar o tipo de partição do disco para o MBR. É possível realizar a tarefa por meio do Prompt de Comando ou, de forma simples, usando uma ferramenta como o MiniTool Partition Wizard - basta clicar sobre o volume e alterar o tipo de GPT para MBR.

Se o computador não estiver funcional, é possível fazer a alteração por meio do CD de instalação do Windows. Na tela inicial do instalador, tecle Shift+F10 para abrir o Prompt de Comando (CMD) e converta para MBR.

Formate o disco como NTFS

Quando a mensagem de erro vem acompanhada de “O windows deve ser instalado em uma partição formatada NTFS, a partição é de um tipo não reconhecido”, é preciso alterar o sistema de arquivos da partição antes de continuar. A tarefa requer escolher o NTFS no lugar do exFAT ou FAT32 na hora de formatar o disco. O processo, no entanto, implica na perda dos arquivos guardados no PC e exige backup prévio.

Se o PC estiver funcionando normalmente, altere usando o CMD, o gerenciador de disco do Windows ou um programa especializado como o MiniTool Partition Wizard. Se a máquina estiver sem sistema, use o comando Shift+10 para abrir o CMD na tela inicial do CD de instalação do Windows e faça a conversão por meio do CMD.

Limpe o disc

... o antes de instalar

Se o computador não puder ser utilizado a ponto de usar um programa, altere o sistema de arquivos na interface de instalação do Windows. Para isso, ao selecionar o disco, vá até o menu “Avançado” ou "Opções da unidade" e formate antes de instalar, escolhendo NTFS no lugar de FAT32 ou exFAT. Depois, prossiga com a instalação normalmente.

Via Microsoft e Dell



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.