A Intel nos 22nm e 14nm… Enquanto a AMD já avança para os 5nm! – Os processadores Ryzen têm sido um sucesso absoluto para uma empresa que esteve mais de uma década debaixo da sombra da Intel. E que na verdade, esteve (e ainda está) com a corda da banca rota bem apertada no pescoço.

É por isso que acaba por ser tão interessante verificar como as coisas mudam, e como a AMD está agora no poleiro do mercado de processadores para o mercado tradicional, mas também para o mercado HEDT, de servidores e de bases de dados.



Dito isto, como já disse na l muitas vezes… Parar é morrer! Por isso, a AMD precisa de agarrar nesta onda, e continua a surfar até que os pés lhe doam. É por isso que a parceria com a TSMC continua a dar frutos, e a fabricante de micro-processadores está pronta a apostar nas linhas de produção de 5nm da TSMC que aparentemente já estão com yields brutais.

AMD Ryzen 5000 (Zen 4) em 2021 já com a produção a 5nm!

Portanto, a AMD está a planear muito bem o seu futuro, tendo como base o estrondoso sucesso dos Ryzen 3000 de 7nm. Por isso, já tem preparados novos processadores baseados no processo de 7nm+, contando com a arquitetura Zen 3! Um design que ao contrário das arquiteturas Zen, Zen+ e Zen 2… Foi criada do zero em vez de ser uma espécie de melhorias em cima de melhorias.

Em suma, vamos poder encontrar melhorias brutais de desempenho em vários campos, especialmente na eficiência energética dos novos processadores.

Assim, com a arquitetura Zen 3 terminada, e pronta a ver a luz do dia algures na segunda metade de 2020. Parece que a AMD já está a preparar os próximos passos, nomeadamente a arquitetura Zen 4 que muito provavelmente já poderá contar com o processo de 5nm da TSMC.

Aqui tenho de dizer que em 2021, ainda não sabemos se a Intel vai ter os problemas das linhas de 10nm resolvidos. Afinal de contas, há bem pouco tempo ficámos a saber que existiram planos para o cancelamento de todos os produtos baseados nesta tecnologia. Por isso, não ficaria impressionado se as coisas se arrastassem até 2021.


A Intel nos 22nm e 14nm… Enquanto a AMD já avança para os 5nm! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.