A AMD tem feito um trabalho fenomenal em 2019, especialmente no mundo dos processadores, onde encostou a Intel contra a parede de uma forma bem agressiva e inesperada.

Dito isto, no mercado gráfico a coisa está um pouco diferente… Mas temos de dizer que contra todas as expetativas, a arquitetura Navi (RDNA1) até fez alguns estragos ao domínio sem rival da NVIDIA! Um ataque que está prestes a receber uma segunda vaga na forma da arquitetura RDNA2

Afinal de contas, a AMD quer atacar 2020 com novas placas gráficas RDNA2 com suporte a Ray Tracing e VRS!

Portanto, com a revelação da Xbox Series X há alguns dias, ficámos a saber que a consola irá contar a nova geração de gráfica da AMD Radeon, denominada de arquitetura RDNA2, que deverá ser baseada no processo de produção de 7nm EUV da TSMC. (Ou seja, a mesma base que vai dar origem às placas gráficas dedicadas RDNA2 e Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3)



Dito tudo isto, a nova arquitetura gráfica da AMD vai também trazer várias melhorias a nível de APIs, como o VRS (Variable-Rate Shading) e o Ray Tracing que tem sido tema de conversa desde que as NVIDIA GeForce RTX foram lançadas há quase ano e meio.

Pois bem, enquanto o VRS é uma funcionalidade que permite à placa gráfica poupar recursos em certas cenas de menor importância, de forma a apontar o máximo de potencialidades onde os detalhes realmente fazem falta. O Ray Tracing deverá mudar a forma como a luz é emitida e refletida nos jogos de nova geração, como já deve ter percebido com as recentes aplicações em jogos como Shadow of The Tomb Raider, Battlefield V e mais recentemente Modern Warfare.

Muito resumidamente, a AMD está finalmente a aproximar-se do leque de funcionalidades da NVIDIA… Exatamente da mesma forma que o fez com a Intel nos últimos anos! Será que vamos ter aqui uma repetição do que se passa no mundo dos processadores?

Esquecendo estas questões do mundo dos PCs, a verdade é que a implementação destas tecnologias (especialmente o VRS). Irá permitir ao mundo das consolas chegar ao tão desejado mundo do 4K e 8K! Isto, sem perder performance significativa como ainda acontece no mundo dos PCs Desktop Gaming.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.