Ontem avisámos na Leak, que a versão mais recente do Google Chrome (v79) estava a apagar os dados do utilizador sem aviso prévio, especialmente nas aplicações que utilizam a framework WebView. (Um componente pré-instalado no Sistema Operativo que permite a várias aplicações mostrar conteúdo web.)

Pois bem, ao contrário das afamadas atualizações do Windows que destroem máquinas todas as semanas. As atualizações ao Google Chrome não costumam representar grandes problemas para os smartphones Android, a não ser um bug ou outro nas funcionalidades da aplicação… Até agora!

A Google cometeu um erro muito grave na última atualização do Chrome! Aliás, até já teve de retirar a atualização da Play Store para evitar mais problemas aos utilizadores

Portanto, o problema aqui foi que a Google decidiu mudar a localização do diretório do Chrome dentro do armazenamento do smartphone. Contudo, falhou em mudar os conteúdos do localStorage ou WebSQL para a nova diretoria… O que claro está, resultou numa falha de leitura em vários ficheiros.

Assim, vários ‘devs’ Android que utilizam WebView nas suas aplicações, começaram prontamente a reportar problemas relacionados com a perda de dados dos utilizadores na versão 79. Curiosamente, muitos foram os programadores que disseram que isto era uma autêntica catástrofe, e que tínhamos um problema gigantesco em mãos… O que se calhar é mesmo verdade, visto que apenas um ‘dev’ reportou a perda de dados de 200.000 utilizadores, com outros 2M a provavelmente serem atingidos caso o problema não fosse resolvido.

A Google já removeu a atualização! Contudo, o Chrome 79 já chegou a 50% dos aparelhos suportados!

Apesar da aplicação já ter sido removida do Google Play Store, a verdade é que já temos muitos aparelhos com a atualização instalada. O que poderá causar danos significativos na vida de vários utilizadores.

Entretanto, a Google já avisou que está a tentar construir uma estratégia para resolver o bug. Mas talvez seja boa ideia desinstalar a atualização, enquanto a solução não é definida e implementada.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.