Cuidado AMD e Intel! Temos uma nova rival Chinesa a caminho! – Não é novidade para ninguém que a AMD está agora por cima no mercado de processadores Destkop graças ao processo de 7nm da TSMC, bem como inovações na arquitetura Zen 2. Entretanto, a gigante Intel que até dominou o mercado durante mais de uma década, tem tido várias dificuldades a passar para os 10nm… Apostando no cada vez mais velho e saturado processo de 14nm.

Pois bem, enquanto tudo isto acontece, parece que temos novas empresas a planear meter um pézinho nesta pista de dança!

Afinal de contas, depois da Huawei anunciar os seus primeiros processadores e motherboards para o mercado de servidores e desktops, apareceu agora a Zhaoxin com o seu processador de 7nm KX-7000!

Então Intel? Até a fabricante Chinesa Zhaoxin já lançou processadores de 7nm com GPU integrado!

Portanto, parece que temos um novo rival no mundo dos 7nm, na forma da Zhaoxin com o seu processador KX-7000 que tem como base uma arquitetura ainda desconhecida. Contudo, conta com um GPU integrado com suporte a DX12! Além disso, o componente chega ao mercado com suporte a memória DDR5 e ao standard PCIe 4.0 que já podemos encontrar nos AMD Ryzen 3000 e motherboards X570.

Estamos a falar de uma empresa que já tem ofertas até 32 núcleos, tendo como base o processo de 16nm. Contudo, nos próximos meses, o objetivo é chegar aos 32 núcleos / 64 threads com o novo processo de 7nm. O que curiosamente irá meter a Zhaoxin no mesmo nível da AMD e os seus atuais processadores Ryzen Threadripper.

Em suma, é bom que tanto a Intel como a AMD nunca parem de inovar e investir…



É que pelos vistos, a China vai apostar forte e feio nos micro-processadores nos próximos anos. Aliás, como deve saber, o governo acabou de ordenar a todos os seus ministérios e serviços, o abandono de todo o hardware estrangeiro. Por isso, é bem provável que nos próximos 3 anos, exista uma aposta séria na criação deste tipo de componentes.

Que claro está, por sua vez, irão começar a chegar aos restantes mercados… Em suma, bom trabalho Trump em picar o monstro adormecido.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.