Não é segredo que o Facebook quer apostar muito no hardware. De facto, já temos um ecrã inteligente e uns óculos de realidade virtual da Oculus VR. No entanto, esses equipamentos funcionam por cima de versões modificadas do Android. Ora num twist interessante, o Facebook deseja substituí-lo por algo semelhante ao “Facebook OS”. Ou seja, o sistema operativo do Facebook!

Cuidado Android! Vem aí o sistema operativo do Facebook!

Embora este não seja o nome final do sistema operativo, o The Information reportou que o Facebook está a trabalhar num sistema operativo interno para eliminar a necessidade de depender do Android. Um dos líderes deste projeto é Mark Lucovsky. Se o nome não lhe diz nada, trata-se de um ex-funcionário da Microsoft que foi co-autor do sistema operacional Windows NT.

Ficus Kirkpatrick, um dos responsáveis de realidade aumentada e realidade virtual do Facebook, conversou com o site The Verge acerca dos rumores do Facebook OS. Embora Kirkpatrick não tenha admitido que o Facebook está a trabalhar no projeto, ele disse que é possível e que o Facebook teria a ganhar se deixasse de precisar do Android.

A notícia avançada pelo site The Information deixa adivinhar que o Facebook está a tentar adotar a abordagem da Apple ao nível do hardware atual e futuro. Com isto, queremos dizer que o Facebook gostaria de ter controlo total sobre o ecossistema. Desde o design do próprio hardware até aos processadores que alimentam esse hardware. Posteriormente, também sobre o sistema operativo que executa tudo.

No entanto, o Facebook tem a reputação de não ser uma marca confiável.

Assim, parece um pouco estranho pedir às pessoas que se comprometam totalmente com o Facebook e o chamado Facebook OS em qualquer dispositivo que comprarem. Embora uma pessoa possa até querer comprar um dispositivo do Facebook como uns óculos de realidade virtual, o facto de ser “alimentado pelo Facebook OS” provavelmente seria um dissuasor para a compra e não o contrário.

Independentemente disso, o Facebook está com fortes ambições no campo do hardware. Juntamente com o Portal e Oculus, há rumores de que a empresa está a trabalhar num conjunto de óculos de realidade aumentada que os utilizadores controlam com os seus pensamentos, além de um assistente de voz para futuros altifalantes e monitores inteligentes.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.