Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, tanto a PlayStation 5 como a Xbox Series X irão entrar na nova geração com um SSD NVMe que até poderá fazer uso do novo standard PCIe 4.0, graças à integração da mais recente plataforma AMD.

Contudo, o que ambas as empresas têm dito acerca da eliminação de tempos de loading, e aumento de velocidade de acesso à informação, pode ser possibilitado por outra tecnologia, de seu nome, SDF.



PlayStation 5 e Xbox Series X têm uma surpresa além do SSD!

Portanto, caso não saiba o que é a tecnologia SDF (Software-Defined Flash), estamos a falar de algo que foi especificamente criado para bancos de dados gigantescos, onde se lida com milhares de Petabytes de informação. Ou seja, não foi criado para o mundo do consumidor tradicional.

Contudo, muito daquilo que a Microsoft e Sony têm dito, especialmente acerca da velocidade I/O que deverá ser vastamente superior aos que vemos nos PCs atuais, parecem sugerir o uso desta curiosa tecnologia.

O que é afinal a tecnologia SDF (Software-Defined)? E como é que poderá mudar o mundo das consolas?

Muito resumidamente, foi em 2014 que a empresa Baidu fez uma proposta para a criação de uma nova tecnologia, que iria por sua vez dar total acesso à memória NAND Flash dentro de um SSD. Isto foi imediatamente denominado de SFF. A ideia seria maximizar as velocidades I/O, ao mesmo tempo que se tentava aumentar a longevidade de cada drive.

O que curiosamente resultou num aumento de performance a rondar os 300%!

Em suma, o SDF abre os canais de memória flash de um SSD, para dar acesso direto ao software. É um tipo de memória que foi desbloqueada pelo fabricante, para dar mais flexibilidade ao software, ou neste caso, os Sistemas Operativos das consolas.

Algo que tanto a Microsoft e Sony poderão utilizar para levar o hardware ao seu limite.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.