AMD Ryzen 3000: Que motherboard escolher? X570 ou B450? – É normal receber vários e-mails, ou mensagens no Facebook/Instagram com dúvidas em vários tipos de builds. Especialmente agora, que a AMD lançou os seus processadores Ryzen 3000 que estão a fazer um estrondoso sucesso no mercado, encostando a Intel à parede. (Algo que já não acontecia há mais de 10 anos!)



Dito tudo isto, uma das grandes dúvidas dos utilizadores, passa pela escolha da motherboard para acompanhar o novo Ryzen 3600, 3700X ou quem sabe 3900X (Vamos esquecer o Ryzen 7 3800X se faz favor.)

Qual é a melhor escolha para um PC Ryzen 3000? Uma motherboard B450 ou X570?

Em boa verdade, a resposta irá depender muito daquilo que quer fazer com o seu novo computador. Portanto, se quer um PC ‘normal’ apenas para jogar, pode optar por uma motherboard B450, X470 ou X570! Porque qualquer uma delas irá cumprir a sua missão.

Afinal de contas, algumas das grandes diferenças entre estas boards são as portas USB, velocidade destas, número de slots M.2 e suporte ao standard PCIe 4.0.

Assim, as motherboards B450 oferecem um ‘slot’ para drivers SATA e NVMe. Enquanto as boards X570 oferecem pelo menos dois ‘slots’, em que um deles irá ter suporte a velocidades PCIe 4.0. (O que irá abrir as portas para um mundo super rápido de SSDs PCIe 4.0). Similarmente, a boards B450 apenas oferecem uma entrada USB 3.1 de 10Gbps, enquanto as X570 oferece duas portas USB 3.2.

Contudo, se está a pensar fazer um OC sério, ou vai optar por um Ryzen 9 3900X ou no futuro um Ryzen 9 3950X… Eu sinto-me mais confiante a recomendar boards X570!

No entanto, qualquer uma delas irá suportar qualquer processador Ryzen de nova geração, sem grandes problemas. (Ainda assim, é sempre boa ideia verificar a lista de compatibilidade das boards B450). Aliás, o que não falta no YouTube são vídeos de utilizadores a instalar processadores Ryzen 9 3900X em motherboards A320 de gama baixa, a safarem-se sem qualquer problema.

Em suma, se o orçamento é limitado, e quer tirar a melhor performance possível do seu sistema, aconselho a compra de uma boa board B450! Investindo o dinheiro que poupa em mais RAM, ou numa placa gráfica mais rápida. Mas, se tem dinheiro para investir, e quer ter um sistema ‘Future Proof’, a compra de uma board X570 é uma boa ideia, apesar de não ser obrigatório.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.