Há alguns atrás, ter mais que uma placa gráfica era o sonho de muitos entusiastas, ao optar por adotar soluções NVIDIA SLI ou Radeon CrossFire em tudo o que era motherboards Gaming. Aliás, no mundo NVIDIA era até possível ter 4 placas gráficas no mesmo PC… Era a loucura!

No entanto, é uma moda que rapidamente começou a morrer, ao mesmo tempo que as fabricantes de placas gráficas começaram a perceber que dividir a carga por duas placas em vez de uma era demasiado complicado para as equipas responsáveis pelas drivers NVIDIA GameForce e AMD Radeon Adrenalin.



Afinal de contas, é por isso que a NVIDIA só suporta a funcionalidade nas gamas mais altas, enquanto a AMD decidiu mesmo cancelar o suporte nas mais recentes RX 5700 ‘Navi’.

Mas tudo isto levanta uma questão… É que apesar de apenas utilizarmos uma placa gráfica nas nossas máquinas, continuamos a ter um ‘slot’ PCIe x8 na nossa motherboard completamente abandonado!

Será que faz sentido meter qualquer na entrada PCIe x8 para aumentar a velocidade do sistema ou aumentar o leque de funcionalidade do nosso PC?

Portanto, é normal deixar a segunda entrada PCIe vazia, porque a grande maioria das motherboards partilha as 16 lanes PCI entre as duas entradas. Por isso, se por acaso montar alguma coisa na segunda entrada, pode ‘capar’ o slot da placa gráfica em x8 em vez de x16. (O que em boa verdade é mais do que suficiente para a maior parte das placas gráficas. Mas deve ser evitado)

Em suma, é por isso que a grande maioria dos utilizadores deixa a segunda entrada a ganhar pó… Contudo, se quisermos, é perfeitamente possível adicionar mais armazenamento super rápido com um SSD NVMe PCIe, adicionar uma placa de som para qualidade sonora ‘Premium’, ou até a instalação de uma placa de rede para suporte a ligação sem-fios WiFi no nosso PC Desktop.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.