Esta semana testámos um conjunto de periféricos da marca RAPOO, desconhecida para muitos em Portugal, uma vez que só agora está a fazer a sua introdução no mercado nacional. Embora pouco conhecida em terras lusas, a RAPOO já existe desde 2002 e possui uma vasta linha de periféricos que vão desde ratos a teclados, passando por colunas e auscultadores. Tudo sem fios. Nas próximas linhas vai ficar a conhecer dois teclados e um mini-rato desta marca.

Teclado E9070

A primeira aposta por nós testada consiste num teclado que à primeira vista se assemelha muito ao teclado tão característico da Apple. Funciona sem fios, apoiado na tecnologia de transmissão de 2.4 GHz.

Na embalagem

Dentro da embalagem encontramos o teclado e um micro receptor, ou seja, um transmissor sem fios que se insere na porta USB, não tendo sido esquecido o habitual manual de instruções onde são descritas todas as funcionalidades e as habituais normas de segurança e garantia deste equipamento.

Instalação

Para instalarmos este teclado, em primeiro lugar temos de ligar o micro receptor a uma porta USB. Posteriormente basta utilizarmos o botão de ligar e desligar que se encontra na parte de baixo do teclado.

Design

Este teclado assemelha-se muito aos dispositivos da Apple. Disponível em preto ou em branco, foi esta última versão que tivemos oportunidade de testar e que se destaca por ter as teclas brancas e os atalhos a azul. É um teclado com um design muito fino comprovado pelos seus 5,6 mm de espessura. É fabricado em aço inoxidável polido. Na parte de baixo do teclado encontramos o botão que permite ligar e desligar o equipamento e ainda o compartimento das pilhas.

O Funcionamento

Considerando a presença da tecla “Windows” será de pensar que este teclado foi especialmente desenvolvido a pensar neste sistema operativo. Porém funciona bem quer em sistemas Windows, quer Mac. Tem um toque leve e confortável que o torna ideal para usar quer em casa, quer no escritório. É também o ideal para utilizar com tablets Windows 8 ou Android (desde que tenham porta USB).

Autonomia

Funcionando com duas pilhas AAA e utilizando uma tecnologia de poupança de energia desenvolvida pela Rapoo, o teclado poderá funcionar até um período de 24 meses.

Disponibilidade

Disponível em preto ou branco, este teclado Rapoo E9070 encontra-se á venda em lojas da especialidade por um preço recomendado de 33,99 Euros.

Teclado Multimedia E2700

Depois de um teclado para utilização diária, a aposta da Rapoo que se segue tem como principal objectivo a utilização em sistemas de entretenimento.

Na embalagem

Dentro da embalagem do Rapoo E2700 encontramos basicamente o mesmo que no dispositivo anterior, ou seja, o periférico, o micro receptor e o manual de instrucções.

Instalação

Para poder desde logo utilizar este teclado, necessita de ligar o micro receptor à porta USB do equipamento. De seguida, utilize apenas o botão de ligar e desligar que se encontra na parte de baixo do teclado.

Design

Num teclado com um design muito fino, 5.6mm de espessura como o dispositivo referido no primeiro teste, possui no topo as teclas dedicadas de controlo multimédia e logo depois as teclas comuns, estando do lado direito um touchpad. Tem a estrutura de fixação das teclas em forma de tesoura e placa em aço inoxidável que asseguram uma experiência táctil confortável.

O Funcionamento

Embora este teclado tenha sido desenvolvido a pensar nos sistemas de entretenimento doméstico, funcionando nas televisões ditas “inteligentes” de diversas marcas, como Panasonic, Sony, LG, Samsung e outras, consideramos que pode ser utilizado também em mobilidade, especialmente tendo em conta as suas dimensões. Se está a pensar utilizar a função de gestos podemos-lhe dizer que para emular o botão esquerdo deverá dar um clique na superfície com um dedo. Para o botão direito deverá dar um clique na superfície com dois dedos. Para avançar terá de deslizar para a esquerda com dois dedos e para retroceder deverá deslizar para a direita com dois dedos. Para emular a habitual roda que encontramos na maioria dos ratos, deslize para cima ou para baixo com dois dedos.

Disponibilidade

O teclado Rapoo E2700 encontra-se á venda em lojas da especialidade por um preço recomendado de 44,99 Euros.

Mini-Rato 3300P

Depois de dois teclados que nos agradaram eis que chega a altura de experimentarmos o rato desenvolvido por este fabricante.

Na embalagem

Dentro da embalagem do Rapoo 3300 encontramos o teclado e um nano receptor.

Design

Este rato é muito pequeno e leve, sendo que na parte de baixo se encontra o botão para ligar e desligar tão habitual na grande maioria destes periféricos sem fios.

Especificações

Neste rato sem fios, a conectividade é uma das características a merecer especial atenção, pela presença de uma ligação 5GHZ. Isto resulta numa utilização sem quaisquer tipos de interferências provocados pelos dispositivos 2.4GHz.

Modo de utilização

Este rato é ideal para os utilizadores em constante mobilidade. Pelas suas características não será um rato para utilização diária no escritório. Este rato é compatível tanto com sistemas Windows, como Apple.

Autonomia

Utilizando uma tecnologia de poupança de energia e comutação de alimentação proprietária, pode utilizar o rato até 6 meses com as mesmas pilhas.

Disponibilidade

O rato Rapoo 3300 encontra-se á venda em lojas da especialidade e custa cerca de 19,99 Euros.

Conclusão

Embora a RAPOO seja uma marca muito recente em Portugal, não temos dúvidas que tem todas as características essenciais para poder conquistar o seu próprio espaço. Os produtos têm qualidade e pela ampla gama de periféricos presentes no site, existem soluções que se adequam a todo o tipo de utilizadores. No que diz respeito aos dois teclados e rato que testámos ficámos muito satisfeitos e gostámos especialmente do teclado E9070 que nos permite uma utilização confortável dos sistemas multimédia, nomeadamente navegar na internet ou aceder as redes sociais, sem sairmos do sofá. Aprovados e recomendados.

Nota do Editor: Apesar dos teclados que recebemos para teste estarem com o layout em inglês, eles estão disponíveis em território nacional com layout português.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.