A bem da verdade se diga que o Sony Xperia Z5 Premium não precisaria do epíteto: basta um olhar rápido para percebermos que este dispositivo foi pensado para fazer parar o trânsito e a Sony investiu forte na criação de um dispositivo de valor acrescentado. O Sony Xperia Z5 Premium transborda luxo e qualidade de construção, mas a Sony relembra que é o primeiro smartphone 4K no mercado e, por dentro, há ainda muita potência de sobra para o tornar um equipamento disponível apenas para eleitos. A l teve a oportunidade de receber um dos primeiros Z5 Premium em Portugal e esta é a nossa experiência ao fim de escassos dias com um smartphone de excepção.

Características principais

Um estilo inconfundível e uma construção com excelentes materiais, caracterizam o Sony Xperia Z5 Premium cromado.

O Sony Xperia Z5 Premium representa uma inovação na gama Z, já que, até agora, não existia na gama um elemento onde o luxo e estilo estivessem tão marcadamente na ordem do dia. De facto, Se o Xperia Z5 tem as características de um telemóvel potente, o Z5 Premium mantém essas características, mas acrescenta-lhe o estilo do Sony Xperia Z3+/Xperia Z4, nomeadamente na moldura em aço inoxidável e no vidro espelhado na traseira.

Por dentro encontramos um Qualcomm Snapdragon 810 a 2.0GHz, com GPU Adreno 403, 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno expansível. A câmara principal leva um grande destaque: são 23MP com autofoco por detecção de fases, flash duplo LED. A história poderia acabar aqui, mas tudo indica que o sensor é de facto de de 25MP, um recorde ainda maior. Geralmente a resolução dada é para o formato 4:3, e quando utilizamos um formato 16:9 os sensores “ignoram” as porções superior e inferior do sensor, ficando menos pixéis, Para contornar o problema, o sensor IMX300 tem pixéis extras que autorizam 23MP no formato 4:3, abdicando de alguma da largura, e 20MP no formato 16:9, o que é a maior resolução no mercado neste formato.

Obviamente que a câmara principal traz também a capacidade de filmagem de vídeo em 4K. É de resto uma característica herdada do Z3, embora a Sony tenha melhorado a eficácia do vídeo 4K, cujo sobreaquecimento gerado levava a grandes limitações na série anterior.

E claro, o Xperia Z5 Premium (e os restantes Z5, na verdade) não é o primeiro Xperia Z a filmar em 4K, mas é obviamente o primeiro a poder reproduzir o vídeo, graças a um poderoso ecrã de 5.5 polegadas com resolução 4K, o primeiro no mercado, portanto com 2160 x 3840 pixéis para uma estonteante densidade de 806 pixéis por polegada.

O Sony Xperia Z5 Premium tem um excelente ecrã. Abordaremos no futuro o porquê de só raramente utilizar a resolução 4K.

Outra inovação do Xperia Z5 Premium é mesmo o sensor de impressões digitais no interruptor lateral, uma solução única e interessante, que não necessita de botões extras e contribui para o design minimalista do equipamento.

Contamos ainda com uma câmara de 5MP para selfies à frente, e claro, conectividade 4G LTE Cat6, Bluetooth v4.1 e NFC. Ainda a destacar, a bateria relativamente generosa de 3430mAh, com carregamento rápido capaz de 60% em 30 minutos.

Não esquecer também que o Sony Xperia Z5 Premium tem certificação IP68 para resistência à água até 1.5m e durante 30 minutos.

Disponível em preto, cromado e dourado, o Sony Xperia Z5 Premium veio para atrair olhares.

Primeiras impressões

Se dúvidas houvesse, a Sony aposta forte no branding com o nome Xperia em baixo relevo.

O primeiro que nos assalta à vista é a construção excepcional do Sony Xperia Z5 Premium, onde já destacamos o aço inoxidável e o vidro polido da traseira, características herdadas do Sony Xperia Z3+/Z4 que não chegou ao mercado nacional. Na versão cromada que recebemos, o vidro é um verdadeiro espelho, e reside aí a nossa principal queixa relativa a este equipamento: a superfície está constantemente marcada com impressões digitais, por mais que o limpemos ou cuidado que tenhamos.

Nas laterais, é algo diferente. O aço inoxidável fosco dá peso e resistência ao dispositivo e impressiona pela sua aparente robustez. Confere um ar cibernético ao dispositivo e o geek em nós diria que se houvesse um Transformer DeLorean, transformar-se-ia no Z5 cromado. Do ponto de vista ergonómico os robustos 7,8mm de espessura e o peso do dispositivo contribuem para um toque muito específico, muito denso e a Sony pensou, muito claramente na mão esquerda.

Quando manuseamos o Sony Xperia Z5 Premium, os botões, concentrados na parte de baixo do lado direito, caem praticamente nos dedos certos. Teremos de nos habituar à posição, mas para já parece resultar bastante bem. A história é diferente com a mão direita, claro, mas a proximidade dos botões autoriza movimentos curtos com menor risco de quedas acidentais.

Passemos ao ecrã, a grande maravilha tecnológica do Z5 Premium. Necessitaremos mesmo de um ecrã com tanta resolução? A verdade é que, mais do que precisarmos, o exercício tecnológico é importante e abrem-se assim novas possibilidades para o futuro. Como sabemos actualmente, o Sony Xperia Z5 Premium só apresenta conteúdos em 4K quando se tratam de jogos ou vídeos optimizados para esse formato. Actualmente os conteúdos UHD são escassos, mas daqui a um ou dois anos, quando se tornarem normais, os restantes telemóveis de 2015 terão com isso alguns problemas.

A mais potente câmara do mercado, objectivamente com 25MP para tirar o máximo proveito tanto do formato 4:3, quanto do 16:9.

No quotidiano, será talvez difícil distinguir a nitidez 4K, da 2K, ou do FHD, e apesar de ser um dos ecrãs mais nítidos que já vimos, a acreditar na Sony, o seu potencial completo ainda está para vir.

O que certamente nos impressionou para já foi o áudio de alta resolução. O Sony Xperia Z5 Premium, reproduz música com volume e qualidade sem dificuldades, através de uma app muito completa, que pede os melhores auscultadores possíveis. Interessante é que, em alta-voz, o som emitido em ambas as extremidades frontais é quase impossível de abafar. Colocado de costas para cima, perde-se algum volume, mas nada de especial, já que o som continua a ressoar pela traseira. A jogar ou a ouvir música, não há um modo de agarrar o telemóvel que nos faça perder o som.

Estamos igualmente impressionados com a câmara. 23MP muito bem aproveitados, com imagens bastante nítidas, mas teremos de testar estes pormenores mais a fundo. O principal problema aqui é que a app da Sony, tal como a interface no geral, está já bastante desactualizada e aposta demasiado no modo automático inteligente, dando-nos pouco controlo sobre os resultados. Para a nossa análise definitiva, será sem dúvida um ponto de ordem verificar até onde podemos ir, principalmente com o vídeo em 4K.

Para já, o aquecimento não nos parece nada de especial. Filmamos um máximo de minuto e meio, e não houve qualquer problema, sendo de considerar que a capacidade do vidro para transmitir calor também ajudará à performance que, como seria de esperar, pulveriza os benchmarks e vai directamente para o topo, ficando atrás apenas dos Samsung mais poderosos. Será difícil encontrar algo que este equipamento não consiga correr com distinção.

Expectativas

Ainda não temos uma USB-C. O Xperia Z5 Premium tem poucas aberturas, e as que tem não prejudicam a sua certificação de resistência à água.

A Sony mantém o design da série Z há diversos anos e o Sony Xperia Z5 Premium poderá para já ser o expoente máximo destes traços icónicos, onde apenas as dedadas mancham o seu estilo. Literalmente. Mas no restante, a construção esmerada é um forte argumento a seu favor, e para já sentimos que o toque do telemóvel na mão é realmente algo de especial.

A performance é irrepreensível e a bateria aguenta muito bem um dia, dois, se não andarmos a filmar ou a jogar constantemente, por isso ficamos com a sensação que o Z5 Premium tem muito combustível de sobra para utilização intensa. Até agora, o autor não pode deixar de estar impressionado com a globalidade do smartphone, mas a análise final terá de tirar teimas quanto aos grandes pontos diferenciadores, como o ecrã 4K, o vídeo 4K, a qualidade fotográfica da câmara e a performance geral durante estas tarefas tão exigentes.

Às vezes é difícil perceber a estratégia da Sony, com o Sony Z4 a nunca chegar ao nosso mercado, mas julgamos que após os problemas com o Snapdragon 810 a Sony aproveitou para repensar a refrigeração dos dispositivos e, tê-lo-á feito com algum sucesso. É aqui que entra o Xperia Z5 Premium, com inovações que o tornam um telemóvel válido para os próximos anos, e tira qualquer dúvida que pudesse haver de que a gama Xperia é para ser levada a sério. É um smartphone para elites com orçamentos folgados, mas mesmo que não esteja ao alcance de todos, parece ser por parte da Sony um verdadeiro exercício de força. Esqueçamos por momentos o espelhado: construção e robustez deste nível está ao alcance de muito poucas alternativas, e certamente não basta ser de luxo, é preciso parecê-lo, algo que o Sony Xperia Z5 Premium faz para lá de qualquer dúvida.

O Sony Xperia Z5 Premium acaba de chegar a Portugal livre, ou pelas mãos da Vodafone com uma promoção para os primeiros compradores.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.