O conhecido jornal New York Times revelou que a popular aplicação de mensagens ToTok é provavelmente uma ferramenta de vigilância secreta utilizada pelo governo dos Emirados Árabes Unidos para espiar milhares de pessoas em todo o mundo. Esta aplicação apareceu há apenas alguns meses e aparentemente acompanha quase tudo o que os seus utilizadores fazem, dentro e fora dos Emirados Árabes Unidos.

Cuidado! Há uma aplicação de mensagens que o pode estar a espiar!

O ToTok é utilizado no Médio Oriente, Europa, Ásia, África e América do Norte, tornando-se recentemente numa das aplicações sociais mais descarregadas nos Estados Unidos. Segundo o NYT, o governo dos Emirados Árabes Unidos conhece “todas as conversas, movimentos, relacionamentos, nomeações, sons e imagens” de todos os que utilizaram esta aplicação.

“O ToTok é uma ferramenta projetada de forma inteligente para vigilância em massa, de acordo com a análise técnica”, relatou o NYT. “Funciona como muitas outras aplicações para sistemas Apple e Android que acompanham a localização e os contactos dos utilizadores.”

Esta aplicação foi desenvolvida oficialmente pela Breej Holding, mas o NYT acredita que isto seja provavelmente uma fachada. De facto, afirma que o ToTok pertence realmente à DarkMatter: uma empresa de hackers baseada em Abu Dhabi. Assim, a empresa é composta por oficiais de inteligência dos Emirados Árabes Unidos, ex-funcionários da Agência de Segurança Nacional (NSA) e ex-agentes de inteligência militar israelita.

Esta aplicação começou por ter muito sucesso nos Emirados Árabes Unidos. É que o governo local bloqueia determinadas funcionalidades em aplicações como o WhatsApp e o Skype. O ToTok chegou a ter o suporte da fabricante chinesa Huawei depois desta empresa ter promovido lá fora esta app numa publicação recente no Facebook.

O FBI está a investigar com maior pormenores esta situação, sendo que o ToTok já foi retirado da Google Play Store e da Apple App Store. Entretanto, os utilizadores que já descarregaram esta aplicação podem removê-la manualmente do dispositivo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.