O PicPay e o PayPal são apps de pagamento para celulares Android e iPhone (iOS) que buscam facilitar transações financeiras. As plataformas se dirigem tanto ao público em geral, quanto a comerciantes e empreendedores com estabelecimento próprio. Entre as funções disponíveis, é possível realizar pagamentos simples do cotidiano e acumular uma carteira digital, além de obter benefícios como cashback e descontos em lojas parceiras.

Apesar das semelhanças, há algumas diferenças importantes entre os dois apps. Confira, a seguir, um comparativo entre o PicPay e o PayPal e descubra qual deles melhor se adequa às suas necessidades na hora de pagar contas online pelo celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

Função dos apps

O PicPay oferece um amplo escopo de possibilidades de pagamentos. Ele permite recarregar o celular, pagar contas e boletos, fazer pagamentos para outras pessoas e acumular créditos para usar em outros serviços, como o Uber.

O PayPal, por sua vez, oferece um escopo um pouco menor de possibilidades de transações. Apesar disso, ele também permite que o usuário acumule saldo em sua conta. Essa quantia pode funcionar como um método de pagamento, ou seja, ele se torna uma carteira digital e uma alternativa ao cartão de crédito.

Para utilizar o PayPal, é necessário ter uma conta, que é criada gratuitamente e deve ser vinculada a um endereço de e-mail. O PicPay também exige a criação de uma conta e um perfil, que pode ser confirmado mediante um número de telefone e uma conta de e-mail.

Recursos adicionais

O PicPay se destaca no quesito de transações possíveis no app. O aplicativo também efetua o método de cashback, permitindo a recuperação de certa quantia de pagamentos realizados por meio da plataforma. Além disso, o PicPay oferece descontos em compras com parceiros, o que fornece uma ampla possibilidade de benefícios para os usuários.

O PicPay também estimula a interação entre usuários na plataforma por meio da criação de perfis. O app pode até mesmo ser vinculado aos contatos do usuário, de modo a criar uma rede de interações que facilite pagamentos entre duas ou mais pessoas. Também é possível compartilhar dados referentes a compras em estabelecimentos favoritos.

Ao acessar a localização do dispositivo do usuário, o PicPay reconhece os estabelecimentos próximos e indica quais oferecem descontos mediante pagamento no app. Outro recurso adicional importante é a PicPay Store, que vende produtos que permitem a recuperação de parte do dinheiro gasto com pagamentos via PicPay.

O PayPal não possibilita esse tipo de interação, mas compensa sendo uma plataforma internacional e muito utilizada em websites, o que garante a realização de transações financeiras mais amplas — principalmente com usuários de outros países.

Tanto o PayPal quanto o PicPay fornecem versões orientadas para negócios, com um público de profissionais da área comercial e empreendedores. O PicPay, por exemplo, apresenta a modalidade PicPay Pro, que funciona como uma carteira digital para profissionais liberais ou estabelecimentos (como lojas ou empresas) com um ponto comercial fixo.

O PayPal, por sua vez, oferece o aplicativo PayPal Business, com mais opções para gerenciar pagamentos e recebimentos. É possível, por exemplo, criar faturas para receber pagamentos, conferir se estas foram pagas ou não, além de visualizar gráficos referentes ao desempenho de vendas.

Disponibilidade em plataformas

O PicPay está disponível gratuitamente para celulares das plataformas Android e iOS. O PayPal, por sua vez, está em ambos os sistemas operacionais, além de funcionar em plataforma na

... web.

Interface e usabilidade

A estratégia do PayPal no sentido de dividir as funcionalidades em dois apps diferentes traz vantagens às suas interfaces. Já o PicPay, por concentrar um campo tão extenso de atividades em um único app, por vezes apresenta uma interface com muitas informações. De todo modo, ambos os aplicativos apresentam boa usabilidade.

Outro destaque do PayPal são os mecanismos de segurança do aplicativo. Não é possível, por exemplo, realizar capturas de tela durante o uso, o que garante um pouco mais de proteção dos dados das transações realizadas pelo aplicativo.

Qual são os melhores aplicativos para ganhar dinheiro? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.