Há alguns dias dissemos que a NVIDIA se riu a bom rir, quando subiu ao palco de uma conferência na China, em resposta a todos os rumores que têm sugerido um GPU mais poderoso do que qualquer placa gráfica no mercado nas consolas de nova geração.

É que segundo a NVIDIA, as suas placas gráficas RTX são bastante mais poderosas… E nem sequer estamos a falar das versões desktop! A fabricante líder do mercado gráfico, afirma que as suas mais recentes placas gráficas com o design ‘MaxQ’ metem a solução ‘custom’ da AMD no bolso sem grandes dificuldades.

A PS5 e Xbox Series X já foram ultrapassadas por um portátil!

Portanto, como deve saber, a NVIDIA tem dominado o mercado de placas gráficas nos últimos anos. Especialmente quando falamos nas gamas mais altas, que é onde a AMD mais sente dificuldade. Contudo, a AMD Radeon tem dominado o mundo das consolas, tendo fornecido a base da PS4, PS4 Pro, Xbox One, Xbox One X. Algo que se irá repetir agora com o lançamento da PS5 e Xbox Series X, que irão contar com um SoC ‘Custom’ da AMD, onde poderemos encontrar um CPU Zen 2, bem como um GPU RDNA 2.

No entanto, muitos especialistas, analistas e jogadores afirmam que tanto a PS5 como a Xbox Series X irão ser bestas do gaming! Significando uma série ameaça ao mundo do PC Gaming… Será isto verdade?

Pois… É que a NVIDIA afirma que o portátil Lenovo Y740 já é mais poderoso que ambas as consolas de nova geração. O que acaba por ser realmente muito curioso, visto que o portátil já está no mercado, enquanto as consolas apenas serão lançadas daqui a um ano.

Estamos claro a falar de uma máquina que conta com a potência de uma placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 2080 Max-Q! Que segundo a marca, deverá oferecer qualquer coisa como 12.98 teraflops de poder computacional. Ou seja, mete a Xbox Series X facilmente no bolso, visto que esta deverá oferecer ‘apenas’ 12 TF de poder computacional no final de 2020.

Contudo, estes 12.98 TFs são um número ‘teórico’… Ou seja, apesar do hardware ser capaz de chegar a esta performance, tudo irá depender dos estúdios e programadores. É que apesar de todo o ‘hate’ que as consolas têm, a verdade é que é realmente mais fácil tirar mais sumo de um aparelho focado apenas e só no gaming. (É mais difícil otimizar um jogo para PC, devido a todas as variações de software e hardware que existe no mercado).

Em suma, a performance da RTX 2080 Max-Q é realmente incrível! Especialmente quando temos em conta que é uma simples placa gráfica de portátil.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.