No início deste ano e mais concretamente em abril, a Google lançou o Android 10 Beta 2 para os dispositivos Pixel, introduzindo uma nova funcionalidade de notificação em bolhas. Esta novidade que funciona de forma semelhante às conversas no Facebook Messenger, mostra uma bolha flutuante para as conversações que estão a decorrer. Embora esta novidade não tenha chegado à versão estável do Android 10, ela deve aparecer nas versões futuras do Android. Prova disso, é que a partir de agora, a API Bubbles já está em desenvolvimento e os utilizadores do Android 10 podem ativá-la manualmente nas Opções para programadores (Configurações> Opções de programador > Bolhas). Isto tem até efeito imediato na aplicação Google Messages.

Google Messages ganha uma novidade do Facebook Messenger

Entretanto, numa tentativa de preparar as suas aplicações para a API do Bubbles, a Google resolveu incluir nos testes a sua aplicação de mensagens. Aliás, no início deste ano, já tinhamos ouvido que esta empresa estava a preparar um novo sistema de notificação de bolhas no Google Messages.

De facto, o funcionamento, como referimos acima, é muito semelhante ao do Facebook Messenger. Quando estivermos a conversar com alguém surge um balão de notificação numa das extremidades do ecrã com uma foto do contacto, o ícone da aplicação e uma visualização da mensagem.

Tocar no balão de notificação abre a conversa de forma sobreposta ao ecrã. Isto, à semelhança do Facebook Messenger, permite responder rapidamente à mensagem, sem a necessidade de alternarmos para a app mensagens.

Se entretanto quisermos rever esta notificação do ecrã principal, podemos fazê-lo de uma forma muito simples.. Só temos de ficar a carregar nela e arrastá-la para o ícone X que aparece na parte inferior do ecrã. É na prática o mesmo que acontece quando queremos remover um widget.

Para além disso, existe ainda outra semelhança às mensagens do Facebook. É que se quisermos desativar completamente estas bolhas podemos fazê-lo nas configurações da aplicação.

Para já, não há nenhuma palavra da Google acerca do lançamento oficial desta funcionalidade. Entretanto e se não quer estar à espera desta implementação, pode utilizar uma aplicação chamada Tasker que faz o mesmo efeito e funciona para qualquer app de conversação.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.