A PlayStation 5 vai dar uma nova vida à ‘velhinha’ PS4! – Caso não saiba, um dos grandes factores de sucesso da PlayStation 4 foi a facilidade com que era e continua a ser possível criar software para a consola da Sony. Aliás, este foi uma das bandeiras da empresa depois do ‘fail’ que foi a PlayStation 3 e o seu super poderoso mas complexo processador Cell.

Dito tudo isto, a Sony vai voltar a apostar nas ferramentas de desenvolvimento! Para que de certa forma, consiga fazer com o que o processo de criação de jogos seja ainda simples na sua nova PlayStation 5. Ao mesmo tempo que dá uma nova vida à sua atual PlayStation 4.



Ou seja, a ideia é que os ‘devs’ se sintam confortáveis para conseguir agarrar toda a performance do SoC criado pela AMD com o 4K e 8K em mente, enquanto continuam a suportar um sistema que está em mais de 100 milhões de casas por esse mundo fora.

A nova Sony PlayStation 5 parece ser o ‘sonho’ dos estúdios! Vai possibilitar desenvolver jogos para a PS4 e PS5 ao mesmo tempo

Portanto, numa entrevista muito recente, o executivo Shuhei Yoshida confirmou que os estúdios estão a ter um sucesso brutal na passagem da PS4 para a PS5. Tudo graças ao facto da arquitetura bem como as ferramentas de desenvolvimento serem exatamente as mesmas. Ao fim ao cabo, o que mudou foi apenas o potencial de performance, com a chegada do SoC AMD (CPU Zen + GPU RDNA 2 Navi).

Aliás, parece que a Sony se esforçou ao máximo para garantir a sinergia entre o software e sistema operativo entre os dois sistemas! Ou seja, apesar da PlayStation 5 ter o hardware de nova geração, continua o trabalho exatamente onde a PS4 ficou. E é por isso que deverá existir uma retro-compatibilidade total com todos os jogos que foram lançados para a agora ‘velhinha’ consola da Sony.

Curiosamente, isto também poderá permitir que a consola consiga retirar mais detalhes gráficos dos jogos da geração anterior. Ao mesmo tempo que traz para cima da mesa novas tecnologias como o Ray Tracing, VRR, etc…

Afinal de contas, é provável que a PS4 ainda se mantenha fresca no mercado durante mais 3 anos. O que provavelmente muito se deverá a esta sinergia entre sistemas. Ou seja, um estúdio poderá lançar exatamente o mesmo jogo para ambos os sistemas, sendo este capaz de se adaptar à consola em questão. Um pouco como já acontece com a PS4 ‘Normal’ e PS4 Pro.


A PlayStation 5 vai dar uma nova vida à ‘velhinha’ PS4! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.