A PS5 está a caminho, mas sabe qual é a placa gráfica da PS4? – Como já dissemos muitas vezes na l.pt, as consolas estão cada vez mais parecidas com um PC normal.

Afinal de contas, temos CPU, GPU, RAM, armazenamento, etc… Aliás, até as arquiteturas  utilizadas no CPU e GPU são exatamente as mesmas que vemos no mundo dos PCs! Visto que a nova PS5 vai utilizar a arquitetura Zen 2 que dá vida aos processadores AMD Ryzen 3000 que tanto sucesso têm feito, bem como a arquitetura RDNA que dá vida às recentes placas gráficas Radeon RX 5000.

No entanto, a verdade é que não existe uma placa gráfica realmente equivalente ao que as consolas oferecem. Ao fim ao cabo, são componentes desenhados apenas e só a pensar no intuito das fabricantes como a Sony e Microsoft. Ou seja, apesar de serem derivadas da arquitetura que a AMD estava a trabalhar na altura, são versões bastante modificadas daquilo que chegou ao mercado de PCs.

Ainda assim, é possível identificar o que foi feito, e que placa gráfica foi realmente utilizada para dar alegria a tantos jogadores nos últimos anos.

A PlayStation 5 está a caminho, mas sabe qual é a placa gráfica da PS4?

Dito tudo isto, a verdade é que a PS4 também é um autêntico computador baseado num APU da AMD. Um SoC que tem como GPU algo derivado da ‘velhinha’ placa gráfica Radeon 7970M, que por si só já era uma versão ‘capada’ da Radeon HD 7970 que chegou originalmente ao mercado em 2011.



Afinal, esta versão 7970M já tinha chegado ao mercado com menos 125MHz na frequência, menos 12 núcleos GCN, metade dos processadores stream, bem como menos unidades de textura/ROPS. Por isso, acaba por ser interessante saber que o GPU da PS4 pegou nesta versão já capada. Para retirar ainda mais 50MHz, 2 núcleos GCN, isto já para não falar que tinha ainda de partilhar a sua memória com o CPU.

Assim, enquanto a versão completa da Radeon HD 7970 era capaz de 3.79 GFLOPs de computação, a 7970M oferecia apenas 2.17 GFLOPs… E claro, a versão produzida para a PS4 ainda cortava mais ao oferecer apenas 1.76 GFLOPs, o que na verdade equivale mais ou menos à performance da Radeon HD 7850 da altura. (Que custava ~250€.)

Em suma, apesar do GPU ter sido baseado no design da 7970. A sua performance acabou por ser bem similar ao que a placa de gama média HD 7850 oferecia.

Entretanto, quanto ao CPU dentro do APU que a AMD criou para a PlayStation 4, podíamos encontrar dois processadores quad-core Jaguar, uma arquitetura que falhou redondamente no mercado de CPUs contra a Intel.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.