Já toda a gente sabe que as consolas de nova geração (PlayStation 5 e Xbox Series X) vão poder contar com um SSD super rápido para acabar com os afamados tempos de loading nos videojogos.

No entanto, a Sony tem dado muito mais tempo de antena e ‘hype’ à sua versão do armazenamento super rápido… E pelos vistos já sabemos porquê! É que a gigante Japonesa adicionou alguns extras ao seu SSD que poderão mesmo fazer toda a diferença.



O SSD da PlayStation 5 vai comer o SSD da Xbox Series X ao pequeno almoço!

Portanto, os novos SSD NVMe poderão realmente levar as consolas de nova geração ao próximo nível. Aliás, irá ser algo que também irá ajudar bastante o mundo do PC Gaming, visto que apesar de ser uma plataforma que já conta com este tipo de armazenamento há vários anos, continua a sofrer horrores pelo desenvolvimento de jogos ter sempre como base as consolas em vez do PC.

Dito isto, apesar de tanto a Microsoft como a Sony já terem falado um pouco acerca das suas soluções de armazenamento. A verdade é que os estúdios do lado da PlayStation 5 têm sido muito mais vocais! Especialmente a equipa por detrás de ‘Godfall’, que ficaram extremamente impressionados com o poder do SSD da consola.

Mas o que torna o SSD da PlayStation 5 tão especial?

É claro que já sabemos os resultados práticos do seu uso, visto que a Sony já mostrou os tempos de loading de Marvel Spider-Man num devkit da PS5 há alguns meses atrás. Com os tempos de carregamento a baixarem de ~14 segundos, para apenas ~0.8 segundos.

Contudo, ainda não conhecemos os detalhes desta tecnologia!

Aliás, ainda nem sabemos se os novos SSDs irão utilizar o novo standard PCIe 4.0 que chegou recentemente ao mundo dos PCs pela mão dos Ryzen 3000 e motherboards AMD X570. (O que seria perfeitamente possível, visto que o SoC é obra da AMD.) É que neste caso, estaríamos a falar de velocidades a tocar nos 5GB/s… No entanto, é uma tecnologia ainda super cara, especialmente para o mundo das consolas.

Ainda assim, temos de relembrar o que Mark Cerny disse acerca do SSD há algumas semanas atrás, quando afirmou que o SSD da PS5 iria ter uma largura de banda superior a qualquer SSD no mercado! Será que o tal ‘molho secreto’ da Sony está escondido no SSD?

Pois bem, será que a grande vantagem da PS5 em relação à Xbox Series X está no facto do SSD utilizar a tecnologia proprietária da Sony ‘ReRAM’?

Caso não saiba, a memória ReRAM é feita especificamente como uma SCM (Storage Class Memory), algo pensado apenas e só para o mercado empresarial. Afinal de contas, é uma tecnologia mais eficiente em comparação à tradicional DRAM, podendo ainda ser empilhada em arrays 3D. (A tecnologia que a Intel utiliza no seu armazenamento Optane.)

Em suma, a ideia aqui é que a Sony poderá utilizar uma pequena quantidade de memória ReRAM na motherboard da PlayStation 5, de forma a acelerar o SSD.

Uma espécie de super cache que serviria para mandar informação diretamente para o CPU e GPU para processamento imediato.

Estamos a especular um pouco, mas seguramente que iremos saber mais informações no próximo evento de Fevereiro, onde a PlayStation 5 deverá ser finalmente apresentada de forma oficial.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.