O Waze é um aplicativo de navegação GPS que auxilia motoristas a chegarem em seus destinos. O serviço está disponível para Android e iPhone (iOS) e apresenta informações atualizadas sobre condições do trânsito, acidentes, blitz policiais, bloqueios de vias e condições climáticas, segundo a interação em tempo real de usuários. Algumas perguntas sobre o app podem surgir durante o uso, como Waze funciona offline? O que são os símbolos no mapa do Waze? Tire suas dúvidas a seguir com cinco perguntas e respostas sobre o Waze.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Waze funciona offline?

Para utilizar todas as funções do Waze é necessário estar conectado à Internet, já que as informações do trânsito são modificadas em tempo real e a conexão garante um mapa atualizado. Apesar disso, é possível salvar rotas caso esteja sem dados móveis por meio de um truque no app. Mas, nesse caso, é necessário buscar o destino em um local onde o celular ainda esteja conectado à Internet, e a rota será salva no aplicativo apenas depois que o Waze carregar o trajeto.

2. O que significa Waze?

A empresa, de origem israelenese, foi criada a partir do projeto FreeMap Israel, que buscava construir um banco de dados digital gratuito com ajuda quase total da comunidade do seu idealizador. O criador do FreeMap Israel se juntou a mais dois colegas e, em 2008, o Waze surgiu com o nome LinQmap, mas logo ocorreu a mudança para o título atual.

O termo Waze é derivado da palavra do idioma inglês “ways”, que significa caminhos. O vocábulo traz a ideia dos “diversos caminhos” que se tem de chegar ao destino desejado. Em 2013, a empresa foi comprada pelo Google e, desde então, a companhia possui os direitos do Waze.

3. Como o Waze ganha dinheiro?

O Waze Ads é a fonte principal de receita do aplicativo de GPS. O serviço é responsável pela exibição de publicidade de locais e empresas durante o trajeto de usuários. Restaurantes, mercearias e cafeterias exibem seus anúncios e oferecem descontos aos motoristas baseados na sua localização.

A publicidade está disponível no app de três maneiras: “branded pins” (pinos localizados no mapa de navegação), quadro de avisos digital (que aparece quando o motorista está parado) e a inclusão de resultados promovidos na pesquisa dentro do app.

4. Waze avisa radar e/ou mostra blitz?

O Waze é um aplicativo colaborativo e, assim, os próprios usuários sinalizam os locais onde os radares e blitz estão localizados. Para fazer isso, é só tocar em "Alertar" e selecionar a opção "radar" para escolher o tipo de radar no local.

5. Como entender os símbolos do Waze?

O aplicativo possui vários símbolos nos mapas. Entre os pins estão: perigo (sinal de exclamação), bate-papo (representado por b

... alões verdes), blitz (ícone de policial), entre outros. O Waze ainda permite que os usuários compartilhem seu humor com outros motoristas em determinadas partes do trajeto. As opções de humor vão desde frustração até sonolência.

Via Waze (1 e 2), Google (1 e 2), Rewind and Capture, BStrategyHub e 4HundredMaze

Waze com voz do Lula? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.