A AMD anunciou, de surpresa, em uma conferência de análise financeira, uma nova série de chips gráficos e APUs. O anúncio foi feito por Mark Papermaster, que atua como vice-presidente sênior da companhia, juntamente com a atual CEO, Lisa Su. Juntos, eles apresentaram a Radeon M300, os novos chips AMD Carrizo de sexta geração, dentre outras novidades.

Ruídos no Notebook? Veja as possíveis causas e como solucionar o problema

Radeon M300

Radeon M300 já será compatível com DirectX 12 (Foto: Divulgação/AMD)

Primeiramente, vamos falar da Radeon M300. Trata-se de uma nova série de GPUs para notebooks. O grande destaque destas novas GPUs é a compatibilidade com o novíssimo DirectX 12, além de uma maior eficiência energética.

E como se não bastasse, com a Radeon M300 o usuário poderá utilizar a função Dual Graphics com as APUs da série A. De acordo com a companhia, já nas próximas semanas notebooks da Alienware, Dell, HP, Lenovo e Toshiba sairão equipados com a nova série de chips gráficos RAdeon M300.

Sexta geração das APUs Carrizo

APUs da sexta geração AMD Carrizo (Foto: Divulgação/AMD)

E por falar em APUs, a AMD também apresentou novidades neste campo. A já mencionada sexta geração de processadores Carrizo aterrissou trazendo núcleos Excavator. Esses núcleos oferecem um ganho no desempenho utilizando 40% menos energia. Assim, conforme pontuou a fabricante, a autonomia da bateria pode até dobrar!

Outro ponto em que os novos chips Carrizo se destacam é no processamento de vídeo. A AMD informa que em comparação com os processadores Intel Core i5, a nova linha de APUs apresenta um desempenho gráfico 40% maior. De fato, eles são os primeiros chips a trazerem uma solução direto no hardware que é compatível com o codec HEVC, utilizado na compressão de vídeos 4K.

A AMD conseguiu colocar 29% mais transistores numa área 23% menor. Realmente, um belo design da arquitetura. Porém, no que diz respeito ao processamento geral, o ganho de performance não foi tão expressivo, ficando atrás de seus principais concorrentes, inclusive no processo de fabricação, que é de 28 nanômetros. A Intel já produz chips de 14 nanômetros.

Série Radeon 400, HBM 2.0 e novos FinFETs

Novas tecnologias aumentarão a eficiência energética em 50% (Foto: Divulgação/AMD)

No que tange às GPUs para computadores gamers, a CEO da AMD disse que a empresa vai apresentar novos produtos em junho.

... Porém ela exaltou a tecnologia HBM, na qual a AMD é pioneira. Esta tecnologia consiste no empilhamento de memória 3D, aumentando em três vezes o desempenho por watt em comparação com o padrão de memórias atuais, a GDDR5. Em comparação com as GPUs atuais da AMD, os novos chips, que contarão com a tecnologia HBM 2.0, vão usar 50% menos energia.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Participe no Fórum do TechTudo.

Isso será possível devido ao uso dos novos FinFETs, que são transistores mais avançados. Além do mais, a empresa usará novos componentes na fabricação, o que vai otimizar ainda mais a implementação destes transistores. A série Radeon 400 para desktops deve receber o codinome Greenland e terão a arquitetura de nome Arctic Islands.

Via AMD Community



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.