A Hotmart é uma plataforma especializada na distribuição de produtos digitais. Voltado para o mercado de educação a distância (EAD), o serviço oferece hospedagem para e-books, cursos online e outros tipos de material, bem como ferramentas que auxiliam no processo de venda. A Hotmart está presente em mais de 150 países pelo mundo e permite que qualquer pessoa gere renda extra compartilhando conhecimento na Internet.

Mas, afinal, como funciona a Hotmart? Quais produtos são vendidos na plataforma? Como é possível ganhar dinheiro com a Hotmart? A seguir, o TechTudo preparou uma lista com cinco perguntas e respostas para te ajudar a entender e saber usar o serviço.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é como funciona a Hotmart?

A Hotmart (hotmart.com)é uma plataforma que distribui e comercializa materiais de educação digitais. O cadastro no serviço é gratuito, e qualquer pessoa pode participar como produtor de conteúdo ou afiliado. Ideal para quem quer ganhar dinheiro compartilhando conhecimento na Internet, a Hotmart apresenta uma estrutura completa, que permite desde a criação do conteúdo, passando pela hospedagem no site até o processamento do pagamento pelas vendas.

Funciona assim: uma pessoa com conhecimento em determinada área, seja ela um professor, influenciador digital ou simplesmente alguém que domine o assunto, cria um produto digital. Uma vez que o material estiver devidamente inscrito e hospedado na Hotmart, já é possível começar a divulgação. É nessa hora também que entram os afiliados, pessoas que têm facilidade com vendas e ajudam a fazer a ponte entre o produtor e o consumidor final.

Quem se interessar pelo produto pode comprá-lo diretamente na plataforma, seguindo o link do afiliado ou do produtor. Ambos recebem comissão pela venda, e a Hotmart fica com 9,9% + R$ 1 do valor, no caso de produtos que custam mais de R$ 10. Para quantias inferiores, a taxa é 20% por transação. Vale ressaltar que essas são as únicas taxas cobradas pelo serviço, ou seja, se você nunca fizer uma venda, não precisará pagar nada.

Quais produtos são vendidos na Hotmart?

São vários os tipos de infoprodutos comercializados na Hotmart, e o produtor tem liberdade para definir qual formato transmitirá o conteúdo da melhor maneira possível ao cliente. Os materiais que mais fazem sucesso na Internet são e-books e cursos online, mas também é possível vender apostilas de concurso, serviços de assinatura, podcasts, aplicativos de celular e até mesmo scripts.

Se você estiver em dúvida sobre qual modalidade escolher, saiba que a Hotmart permite disponibilizar vários formatos associados a um único produto. Um e-book, por exemplo, pode ter também uma versão em áudio e vídeo.

Como vender na Hotmart?

O primeiro passo para começar a vender na Hotmart é fazer um cadastro na plataforma. Para isso, acesse hotmart.com e clique em "Cadastre-se". É possível fazer login com os dados do Facebook ou criar uma conta do zero.

Após preencher as informações solicitadas e concluir o login, você perceberá que há duas opções: "Crie seu produto" ou "Afilie-se a um produto". Nesse momento, será necessário definir qual alternativa é mais vantajosa e melhor se encaixa ao seu perfil.

Se optar por ser um produtor de conteúdo, informe o nome, descrição e preço do produto. É preciso decidir, ainda, se você permitirá que outras pessoas divulguem seu material (Programa de Afiliados). Em seguida, defina o tipo de pagamento e a garantia do produto. Por fim, preencha as informações restantes na página de vendas e envie o produto para avaliação da equipe da Hotmart.

... iv>

Caso deseje trabalhar como afiliado, vá até "Mercado" e pesquise por produtos que tenham mais a ver com o assunto que você domina e com seu público. Ao encontrar um material interessante para divulgar, clique em "Promover" se o curso for do tipo "Afiliação com 1 clique", quando qualquer pessoa pode se afiliar e começar a vender, ou "Solicitar afiliação", caso esta seja moderada. Nesse caso, será preciso aguardar a resposta do produtor.

Como divulgar produtos na Hotmart?

Para fazer vendas bem sucedidas, é fundamental planejar a divulgação dos produtos. Isso inclui, primeiramente, a análise dos canais de comunicação que serão usados para contatar o público e oferecer o material. Se você quer alcançar executivos interessados em um curso sobre desenvolvimento de carreira, por exemplo, a melhor opção é promover as aulas no LinkedIn. Caso necessário, recorra a plataformas de publicidade paga, como Facebook Ads e Google Adwords, para aumentar o tráfego para a página de vendas.

Outro ponto determinante para alavancar as vendas é a escolha de boas imagens. Selecione fotos que sejam capazes de transmitir a principal mensagem do anúncio e exemplificar a função do produto. Se você está vendendo um curso online, por exemplo, experimente usar a imagem de alguém lendo em um tablet. Com programas de edição de imagem, é possível, inclusive, criar um mockup do produto.

Lembre-se também de fornecer informações precisas sobre o item que você está vendendo. O usuário só se sentirá seguro para fazer a compra se entender todas as vantagens que ele terá ao adquirir aquele produto. Seguindo o exemplo dos cursos online, informe não apenas o tema que será abordado, mas também detalhes como a quantidade de módulos, quais são as leituras ou materiais complementares aos quais o comprador terá acesso e se aquele curso conta com recursos interativos como testes e bate-papo com professores.

Como ganhar dinheiro com a Hotmart?

Saber determinar o preço do seu produto é fundamental para ganhar dinheiro com a Hotmart. Para isso, é preciso avaliar todas as variáveis envolvidas na criação do material, o que inclui não só o dinheiro investido no projeto e sua hora de trabalho, mas também a percepção de valor que o comprador tem em relação ao que será vendido. Em outras palavras, a precificação tem relação direta com o custo-benefício do que você tem a oferecer.

Outro fator que impacta diretamente o cálculo do preço de venda é a demanda pelo produto. Quando a oferta e procura são altas, a concorrência é maior, e as pessoas têm mais opções para escolher. Consequentemente, elas tendem a optar por produtos mais baratos. Já quando uma mercadoria é muito procurada, mas não há uma boa variedade de opções no mercado, o valor de venda pode ser mais alto.

Isso leva a outro ponto importante: análise da concorrência. Com a crescente popularização do e-commerce e dos infoprodutos, é fundamental conhecer os preços praticados pelos competidores antes de você precificar o próprio produto. Vale ressaltar, no entanto, que isso não significa cobrar exatamente o que a concorrência cobra, mas sim acompanhar as flutuações do mercado e entender quanto o público está disposto a pagar por produtos do seu nicho.

Via Hotmart

Supervank: como funciona? É seguro? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.