Assim como a cada duas semanas, a revista Famitsu desta semana (edição de 23 de janeiro de 2020) incluía uma coluna escrita pelo diretor final do Super Smash Bros. , Masahiro Sakurai. Nele, Sakurai elogiou 13 Sentinels: Aegis Rim , o mais recente jogo de Atlus e Vanillaware, dirigido e escrito por George Kamitani.

Na coluna, Masahiro Sakurai começou desejando a todos que leiam um feliz ano novo e mencionou como recentemente liberou 13 Sentinelas: Aegis Rim. Sakurai afirmou que qualquer pessoa que escreve cenários de jogos deve jogar o jogo e enfatizou como você precisa jogar por si mesmo, e não apenas assistir. Sakurai apontou que, embora 13 Sentinels seja incrivelmente bonito e deva ser elogiado por seus feitos visuais, a parte mais importante do jogo é a maneira como seu cenário é contado.

Sakurai explicou que quando o primeiro jogo de romance sonoro, Otogirisou , da Chunsoft, lançado em 1992, muitas pessoas não entenderam seu apelo, pensando “você só lê quando joga esse jogo, por que devo comprar esse jogo autoproclamado quando poderia comprar 20? romances diferentes com a mesma quantia de dinheiro ”. No entanto, hoje em dia, não há muitas pessoas que pensam mais dessa maneira. Sakurai explicou como esse modo de pensar mudou porque, diferentemente dos filmes ou romances que seguem uma única linha reta, jogos como romances visuais, jogos de aventura e similares têm histórias em desenvolvimento através de várias linhas. Em certo sentido, as histórias de filmes e romances evoluem em uma dimensão, enquanto esses tipos de jogos evoluem em duas dimensões, expandindo-se como um plano de geometria. Sakurai declarou 13 Sentinelas: Aegis Rim vai além disso e se expande em três dimensões.

Sakurai explicou seus pensamentos com vários elementos. Primeiro, exceto por uma pequena parte do jogo, você pode escolher e alternar entre os 13 protagonistas diferentes, passando por cada um dos capítulos. Você é quem decide a ordem da história. Em seguida, há o fato de que o cenário inclui muitas épocas diferentes, incluindo tempos de guerra, nossa era atual ou o futuro distante. Por fim, há a interposição de diferentes versões dos personagens. Mesmo que sejam a mesma pessoa, certos personagens podem ter uma aparência diferente, um nome diferente e até uma personalidade diferente, dependendo da época.

Sakurai admitiu que estava realmente confuso no início do jogo, mas enquanto continuava jogando, ele gostava de juntar as peças e ficou surpreso com a profundidade dos 13 Sentinels . Em vez de usar o truque simples de mostrar eventos em tempo incorreto para enganar o jogador, o cenário coordena perfeitamente os diferentes eixos de tempo, épocas e personagens, para criar uma pluralidade raramente vista nos jogos. Cada elemento do jogo também é sempre retratado com perfeita consistência, como a forma como cada personagem sempre age de acordo com seus próprios princípios e raciocínio. Cada protagonista tem suas próprias crenças, avançando até a história chegar ao fim. Sakurai costuma pensar sobre como o cenarista, George Kamitani, conseguiu entrelaçar a história perfeitamente e mencionou como esse é tipicamente o tipo de história que você só pode fazer em jogos.

O último ponto que Sakurai mencionou é como o 13 Sentinels está cheio de referências a outros trabalhos, sejam animes, romances, filmes ou jogos, e como o jogo os expõe galantemente. O final, em particular, é muito semelhante a um determinado anime, que ele propositadamente não nomeou para evitar estragar. Ele também mencionou que Vanillaware fez a melhor escolha possível, separando as partes de Aventura e as partes de Batalha do jogo. e como ele continuou ponderando sobre a história do jogo após limpá-la.

Masahiro Sakurai terminou a coluna afirmando que jogava 13 Sentinels Aegis Rim mostrou a ele infinitas possibilidades de jogos, e como é um jogo único e impossível de imitar Sakurai disse que não há outros jogos como 13 Sentinels , e provavelmente nunca então você definitivamente deve jogar o mais rápido possível

Em uma entrevista à Dengeki Online, George Kamitani mencionou como as vendas iniciais de 13 Sentinels foram decepcionantes, mas o jogo recebeu muitos elogios da imprensa japonesa, então ele espera que seja um sucesso. Várias personalidades japonesas famosas, além de Masahiro Sakurai, também elogiaram o jogo, incluindo Yoko Taro. Podemos falar mais sobre isso em outro artigo em breve, portanto, fique atento.

13 Sentinels: Aegis Rim lançado no PlayStation 4 em 28 de novembro de 2019, no Japão. O jogo foi anunciado no oeste há muito tempo, mas não tem estimativa de lançamento. Se você deseja conferir o jogo por si mesmo, estamos jogando, traduzindo o diálogo em movimento, com novos episódios todo fim de semana. Você pode encontrar os episódios que fizemos até agora na lista de reprodução abaixo.

Fonte: Weekly Weekly Famitsu Magazine 23 de janeiro de 2020


Mais Artigos...

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.